User Experience baseia-se em tudo o que envolve a forma como usuários interagem com o mundo ao seu redor. Marcas, produtos, sistemas e serviços são desenvolvidos pensando na experiência que alguém terá ao interagir com os mesmos. Portanto, qualquer experiência que acontece entre o consumidor e produto é tida como User Experience.
Neste artigo você descobrirá o que é UX, como funciona e como aplicá-lo. Boa leitura!
O que é User Experience (UX)?
User Experience (UX) se trata da experiência gerada com as interações entre um usuário com determinada solução ou produto de uma marca. Quanto melhor for a experiência de alguém desde o primeiro contato, incluindo emoções positivas, maior será a satisfação do cliente e a chance de sua fidelização.
Hoje, com a digitalização dos processos e o surgimento de várias empresas baseadas quase que puramente na web — tendo contato com os seus usuários apenas por via digital —, o UX, que já era importante para os produtos físicos, se tornou ainda mais necessário para os produtos digitais.
Podemos utilizar o exemplo da Netflix ou Spotify, por exemplo. Nestas plataformas tudo acontece de forma fluida e agradável, atingindo os principais básicos do UX: proporcionar uma experiência amigável para usuários. Eles sequem os pilares de uma boa interface: utilizando arquitetura de informação em seu site, sendo organizada, coerente e intuitiva, alinhada de acordo com o perfil dos usuários.
Quais são as áreas de UX?
O UX preocupa-se em construir experiências imersivas, ao mesmo tempo que mantém os custos de desenvolvimento e implementação de acordo com as necessidades da empresa. Por conta disso, ele é composto por diferentes áreas. Entre elas estão:
- UX Research: esta pessoa ficará responsável por colher informações, além de planejar e conduzir pesquisas com os usuários, buscando identificar comportamentos, necessidades, motivações e dores. O profissional desenvolverá planos de pesquisa, escreverá telas de pesquisas de usabilidade e guias de discussão, além de recrutar usuários finais para estudos de pesquisa específicos.
- UX Writer: Responsável por criar os elementos textuais dentro de produtos e interfaces digitais – como menus, botões, campos de formulários, etc – este profissional precisará realizar pesquisas e testes com usuários, além de possuir familiaridade com softwares de prototipação.
- Product Designer: participando de todo o projeto de UX, o profissional de Product Designer possui habilidades de UX Design e UI Design. Ele se preocupa em desenvolver soluções de negócio que estão alinhadas com as regras da empresa, utilizando metodologias ágeis.
- UX/UI Designer: Com maior foco em traduzir como será a experiência gráfica dos usuários, essa pessoa utiliza ferramentas de prototipação para desenvolver como será o fluxo de navegação através de websites, aplicativos ou games. Ela ficará responsável por garantir de forma geral, que o produto, serviço ou sistema, seja simples, intuitivo e até mesmo interessante de ser utilizado pelo usuário.
Qual é a importância do UX?
O UX é uma estratégia de negócios, que coloca a experiência do usuário a frente de qualquer coisa. Ela busca a satisfação dos usuários através da entrega de produtos, serviços e sistemas que sejam agradáveis e fluidos. Quando os clientes se sentem satisfeitos, eles permanecem mais tempo utilizando determinadas marcas ou serviços.
Através de menus, cores, símbolos e textos, os usuários conseguem encontrar as opções disponíveis para ele. Algumas práticas podem ser adotadas quando for aplicar arquitetura da informação:
- Informações organizadas e priorizadas são a resposta para obter um bom UX. Muitas vezes, apostar em um visual mais simplificado onde usuários conseguem acessar facilmente poderá facilitar a usabilidade do mesmo.
- Louis Rosenfeld e Peter Morville, arquitetura de informação é a combinação de organização, rotulação e esquemas de navegação dentro de um sistema de informações. Sabendo que pessoas usuárias precisam de um conteúdo acessível e intuitivo, três pilares devem ser considerados: conteúdo, usuários e contexto.
- Conteúdo: o que e como a solução vai oferecer informações?
- Usuários: do que as pessoas precisam para utilizar esse produto?
- Contexto: que vantagens a solução vai trazer para a empresa?
Grandes e pequenas empresas já estão buscando novas formas de criar uma experiência incrível para os seus usuários, por meio de um design envolvente e único. Um estudo publicado pela Forrester Research, aponta que uma ótima interface de usuário pode aumentar a taxa de conversão de um site em 200%, mas um ótimo UX consegue aumentar a mesma em quase 400%. Com o UX seus clientes poderão construir uma relação com a sua marca ou serviço, aumentando a fidelização e mantendo-se a frente dos concorrentes. A Datum é uma empresa de outsourcing de TI que desenvolve soluções tecnológicas há mais de 20 anos e podemos te ajudar a atender seus objetivos de negócio.