Toda a empresa deseja alcançar resultados positivos para o negócio. O processo de tomada de decisão é importante para organizações que buscam alcançar o sucesso, visto que ele é capaz de definir sobre ações importantes para o negócio.
Estima-se que uma pessoa adulta tome 35.000 decisões por dia, sendo a maioria destas decisões feitas em variados níveis de consciência ou subconsciência, de acordo com os pesquisadores, Barbara Sahakian and Jamie Nicole LaBuzetta.
Considerando estes dados, sabemos o quanto a tomada de decisão está presente e se torna cada vez mais essencial para alcançar a excelência também nos negócios. Convidamos você a conferir o nosso artigo e descobrir qual é a importância da tomada de decisão organizacional.
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Podemos definir o processo de tomada de decisão como o momento em que uma liderança ou um grupo se une para decidir sobre algo importante na organização.
Este processo envolve a escolha de alternativas possíveis para alcançar o melhor resultado para o negócio. A exemplo disso temos a liderança assertiva como uma inspiração para alavancar o pensamento estratégico do seu time para exercitarem autonomia e, com isso, alcançarem bons resultados na tomada de decisão dentro da empresa.
Sabendo que estas escolhas podem afetar diretamente os colaboradores, a decisão final, normalmente, é tomada pelo gestor da equipe. Portanto, a liderança ficará responsável em garantir que o planejamento estratégico seja cumprido para alcançar o resultado esperado.
Conheça abaixo alguns tipos de tomadas de decisões:
Tipos de processos de tomada de decisão
A partir da tomada de decisão de uma liderança, novas oportunidades e riscos o esperam a frente. Por isso, a gestão deve se preocupar em analisar quais são os tipos de tomadas de decisão existentes e qual se encaixará mais com a sua necessidade.
Decisões baseadas em crenças conscientes
A tomada de decisão baseada em crenças conscientes é guiada pela experiência vivenciada anteriormente pela liderança. As crenças conscientes estabelecem um raciocínio racional e esclarecedor por já ter experimentado situações parecidas em outros momentos de sua vida.
Normalmente, esta tomada de decisão é embasada por conhecimentos prévios, análise de indicadores, uso de ferramentas de gestão e de estatísticas, entre outras estratégias, avaliando a racionalidade das consequências.
A gestão que aderir a este modelo terá calma para avaliar e planejar os impactos das decisões, evitando possíveis imprevistos e garantindo o sucesso do negócio.
Decisão baseada em valores
Esta tomada de decisão baseia-se nos valores morais da liderança, ou seja, no que ela considera certo ou errado. Pensando nisso, suas decisões serão realizadas de acordo com o que ela considera aceitável, politicamente correto e dentro da legalidade judicial.
Neste formato, as consequências pessoais também são levadas em consideração, já que este modelo de tomada de decisão se preocupará com sentimentos de raiva, preocupação, medo, frustração, entre outros.
A decisão baseada em valores está intimamente ligada as experiências de vida de uma pessoa, por isso, é importante que ela esteja conectada com critérios técnicos, financeiros, além de contar com a participação de toda a equipe.
Decisão baseada em dados
De acordo com um estudo realizado pela Forbes Insights e patrocinado pela Qlik, cerca de 60% das empresas planejam acelerar seus investimentos em soluções de BI. Com o intuito de reduzir os erros, a maioria das organizações tem apostado em utilizar os dados para embasar sua tomada de decisão.
Uma empresa que se preocupa em ter um crescimento contínuo provavelmente irá escolher esta tomada de decisão por oferecer informações mais baseadas em dados. Ela envolve uma série de fatores:
- Coletar informações;
- Analisar padrões e insights gerados a partir deles;
- Desenvolver estratégias baseadas em dados que beneficiem a empresa.
Essa tomada de decisão é considerada uma das mais seguras e confiáveis, pois utiliza informações palpáveis e, portanto, é a preferida de muitos gestores.
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Como melhorar o processo de tomada de decisão?
Agora que você já sabe como funciona o processo de tomada de decisão, chegou a hora de acompanhar dicas que irão tornar ele ainda mais eficiente na sua rotina de trabalho.
Visão de dono(a)
Quando a liderança conhece a empresa como um todo, sua visão se torna mais ampla para a resolução de problemas. Sendo assim, o processo de tomada de decisão será mais eficiente para gestores que se preocupam em conhecer todas as áreas de um negócio.
Por isso, entenda quais são as perspectivas futuras do negócio, mantenha boas conexões com outras áreas e esteja sempre aberto a novas ideias.
Utilize métricas e indicadores de desempenho
Independente do seu estilo de tomada de decisão, utilizar métricas e indicadores de desempenho se torna fundamental para entender o que está funcionando bem dentro da organização e o que precisa de ajustes.
Estes itens são importantes, pois ajudam a garantir uma administração mais eficiente, ter um crescimento na receita, um gerenciamento mais organizado dos clientes e maior produtividade.
Avalie seus resultados
Observe o mercado e atente-se para oportunidades e ameaças que podem impactar a sua tomada de decisão. Ao final de todos estes passos, você poderá mensurar seus resultados, entendendo quais foram positivos e quais devem ser ajustados.
Conhecer os estilos de tomada de decisão apresentados é importante para que a gestão se sinta mais livre e segura para decidir qual tipo combina mais com o seu perfil, além de encaixar com as necessidades do negócio.
Esperamos que nosso artigo o tenha ajudado a entender qual estilo de liderança mais combina com a sua gestão e quais pontos podem ser melhorados. Fique por dentro de outros conteúdos seguindo as nossas redes sociais.