Muitos se perguntam sobre a relação entre TI e Inteligência Artificial. De fato, ambos os setores têm vários aspectos em comum e fazem parte de uma mesma área de atuação de inúmeros profissionais.
Em meio a uma enxurrada de inovações tecnológicas que interferem diretamente no ambiente interno das empresas, certamente a Tecnologia de Informação (TI) e a Inteligência Artificial (IA) são as que trazem as principais mudanças.
De modo a deixar a relação entre esses dois temas mais claro aos nossos leitores, exploraremos, ao longo deste post, os principais aspectos de cada um e como interferem na evolução das ferramentas que usamos diariamente. Boa leitura!
Qual é a diferença entre TI e Inteligência Artificial?
São muitas as diferenças entre esses dois conceitos, mas isso não quer dizer que eles estejam muito distantes quando o tema é inovação digital e mercado tecnológico — principalmente no que diz respeito às soluções encontradas diariamente por muitos profissionais.
De maneira resumida, a Inteligência Artificial está focada no uso de combinações de diferentes elementos, como software, hardware e machine learning. Na maioria das vezes, ela é empregada na execução autônoma de tarefas.
A área de TI também utiliza essa variedade de elementos — inclusive, a própria Inteligência Artificial está no leque de ferramentas dos profissionais especializados.
A diferença está no fato de que qualquer sistema de TI apresenta características das evoluções disponíveis no mercado. Esses sistemas, normalmente, são usados para executar uma determinada função, com o intuito de resolver algum problema da empresa.
Nesse sentido, as tecnologias da informação são totalmente dependentes da atividade humana para funcionar e alcançar o resultado esperado.
Como a Inteligência Artificial é usada na área de TI?
A dependência de recursos humanos para a realização de suas operações acontece porque os elementos contidos na Tecnologia da Informação, diferentemente da Inteligência Artificial, não são capazes de operar sozinhos. São estatísticas e relatórios avançados, entre outras ferramentas, que precisam de um raciocínio comparado ao humano para um bom funcionamento.
É muito importante compreendermos que a TI é uma área muito abrangente — todos os componentes tecnológicos usados durante a comunicação e o armazenamento de dados, durante o cotidiano de uma empresa, fazem parte dela.
A Inteligência Artificial serve para refinar muitos recursos ao ser usada nessa área, o que ajuda a melhorar os processos internos nos mais diferentes ramos empresariais.
Como a IA pode atuar no desenvolvimento dessas soluções?
Já sabemos que o uso de IA é focado na automação daquelas tarefas muitas vezes dispendiosas para os seres humanos, seja devido à repetição das ações ou da complexidade requerida. Essa característica é usada para agregar as soluções promovidas nos setores internos de uma empresa.
São muitas as soluções do universo de TI em que a Inteligência Artificial está cada vez mais ocupando um espaço de importância. Entre elas, estão:
- machine learning;
- automação dos processos internos;
- otimização de rotinas das Equipes de TI;
- prevenção de falhas na produção e no suporte.
Portanto, como vimos no decorrer deste post, apesar de estarem bem próximas, a área de TI e Inteligência Artificial são bem diferentes e ocupam espaços específicos no mercado. Ainda assim, as tecnologias da informação usam diversos recursos, e muitos deles são dependentes de sistemas de IA.
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