Os empreendimentos de sucesso do século XXI são marcados pela sua habilidade de se manterem alinhados com as tendências do seu setor e de promover inovação. Para fazer parte desse grupo, os negócios devem sempre buscar formas de executar novas ideias. Uma delas é o investimento em squads de inovação.
Se você quer saber o que são os squads de inovação e como a sua marca pode apostar neles, leia o texto a seguir!
O que são squads de inovação?
Os squads de inovação são grupos de profissionais voltados para promover uma cultura de inovação dentro do ambiente corporativo.
Esses times têm, como principal característica, serem multidisciplinares, com um alto nível de autonomia e flexibilidade. Assim, eles podem executar projetos para otimizar o portfólio de produtos e serviços da marca.
Qual o objetivo de squads de inovação?
A aplicação dessa estratégia no ambiente corporativo tem como principal objetivo aumentar o nível de inovação dentro da empresa.
A partir da análise e da otimização de processos, algumas mudanças são promovidas para colocar a empresa à frente da concorrência.
Desse modo, é possível encontrar novas ideias para problemas diários, além de ampliar o nível de qualidade dos serviços e produtos existentes.
Por que investir nessa estratégia?
O investimento nessa estratégia permite ao negócio ampliar a sua habilidade de se colocar diante da concorrência, a partir da escolha de processos mais inteligentes e inovadores.
Isso contribui para tornar a marca mais competitiva e melhorar o seu posicionamento diante dos clientes. Ao mesmo tempo, facilita a otimização de rotinas internas, o que leva a alguns benefícios, como:
- aumento de agilidade e produtividade;
- mais engajamento das equipes em projetos internos;
- maior autonomia para os times tomarem decisões;
- integração entre os setores.
Como o Spotify montou squads de inovação?
O Spotify conseguiu marcar o seu lugar no mercado de streaming mundial. A empresa se tornou famosa por utilizar o modelo de squad de inovação no seu dia a dia, mesclando essa prática ao uso de metodologias ágeis e integração da TI nos processos internos para vencer a concorrência e conseguir atrair melhores resultados.
No Spotify, os squads são compostos de times pequenos, que devem realizar pequenas entregas em seus projetos diariamente. Assim, os problemas podem ser avaliados rapidamente e as mudanças são adotadas com mais agilidade.
Muitos projetos de inovação do Spotify também são orientados pela autonomia. Isso garante aos times a capacidade de tomarem decisões com rapidez e segurança, possibilitando a criação de uma cultura de inovação em todos os setores.
Toda empresa de sucesso trabalha para inovar constantemente, pois a promoção da inovação ajuda os negócios a serem mais competitivos, alinhados com os padrões do mercado e o perfil de seus clientes. Nesse contexto, os squads de inovação são uma ótima forma de levar a inovação para a cultura da sua marca.
Eles ajudam a empresa a ter times mais envolvidos em estratégias que melhoram o nível de inovação no dia a dia do negócio. Assim, a busca por novas formas de entregar resultados será parte da cultura interna, maximizando a competitividade da marca.
Para adotar os squads de inovação, é importante ter um parceiro especializado. Saiba como a Datum pode ajudar a otimizar o seu negócio com a tecnologia e a inovação!