Ter uma melhor gestão da sua equipe de vendas é fundamental para expandir e potencializar o seu negócio. Isso é importante, principalmente, para que seja possível fidelizar clientes a longo prazo, bem como conseguir aumentar o número de conversões. Contudo, não é uma tarefa fácil: é preciso ter aliados certos ao seu lado. Uma das soluções mais utilizadas no mercado atualmente, e que pode conduzir sua empresa ao sucesso, é a Salesforce.
Líder no mercado de CRM, a Salesforce tem um histórico incrível de inovação e pode ser o grande diferencial para o seu negócio.
Quer saber mais? Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre o tema a seguir!
A história da Salesforce
Para você que ainda não conhece a solução Salesforce, trata-se de um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), conhecido por ser um dos melhores e com maior potencial no mercado, focado para aumentar as vendas do seu negócio e reter clientes a longo prazo.
A empresa foi fundada em 1999, sendo uma das pioneiras em realizar a substituição de CRMs que atuavam de forma nativa por soluções na nuvem. Isso foi uma verdadeira revolução, permitindo o acesso à plataforma a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar.
A atuação da Salesforce
A Salesforce auxilia a impulsionar os resultados de vendas, tirando o peso dos resultados apenas do departamento de vendas, permitindo conquistar diversas oportunidades e reter mais clientes no final do processo – algo extremamente importante e significativo para os negócios.
Ela também auxilia a compreender a integração entre equipes de vendas e um serviço impecável, promovendo a integração do departamento de vendas com as demais áreas da empresa. Assim, ao utilizarem o mesmo sistema, é possível ter um fluxo de informações facilitado entre as áreas, o que auxilia nas análises de cada uma das áreas. Assim, todos os gestores envolvidos podem ter uma visão integrada e sistêmica dos processos existentes e agir de forma conjunta.
Por meio dele, é possível gerar uma classificação dos contatos de potenciais clientes com bases em critérios personalizados (ou seja, de acordo com parâmetros importantes e preestabelecidos pelas organizações), enviar e-mails para os consumidores e para times internos, bem como agendar reuniões; tudo isso pela mesma plataforma. Ele permite, também, a organização de materiais de apoio importantes, como apresentações, documentos, contratos, entre outros.
As áreas de atendimento da Salesforce
Uma dúvida comum é quais áreas poderão melhorar com o uso da Salesforce. Como mencionei, ela atua na integração de diversos processos que estão ligados ao aumento no número de vendas da sua empresa. Entre elas estão:
- atendimento ao cliente;
- marketing;
- TI;
- gestão de comunidade;
- customer success;
- criação de aplicativos;
- vendas, entre outros.
Ou seja, as mais diferentes áreas do seu negócio podem sofrer impactos positivos e, assim, alavancar a empresa como um todo. Não adianta, por exemplo, o setor de vendas realizar um trabalho impecável e a área de atendimento ter gargalos em seu dia a dia.
A inovação que a Salesforce proporciona
Quando pensamos em vendas, não é mais possível manter a mesma forma de trabalhar nessa área que ocorria há 10 anos. Os tempos mudaram e a forma de encarar a troca de informações entre setores também. A solução, assim, age de forma inovadora em diversas frentes, como veremos a seguir.
Campanhas de marketing
É possível realizar uma gestão integrada e eficiente de todas as campanhas de marketing realizadas em seu negócio por meio da plataforma, bem como analisar o retorno de cada uma delas. Assim, caso seja preciso reforçar alguma ou modificar outra, você conseguirá sem ter problemas.
Pipeline de vendas
Esse é um ponto no qual muitas empresas enfrentam problemas: acompanhar o pipeline. E, ao mesmo tempo, trata-se de um dos pontos que exige mais atenção desta parte. A solução permite avaliar a velocidade de conclusão das vendas, de forma que, caso esteja aquém do esperado, seja possível intervir futuramente.
Geração de relatórios
A mensuração de resultados cumpre um papel importante para as empresas, nos mais diferentes setores. Por meio da Salesforce, é possível elaborar tanto modelos simples quanto complexos, permitindo analisar melhor a atual conjuntura e saber em quais pontos é preciso agir para otimizar sua empresa, bem como gerar uma visão mais completa e precisa sobre o que está ocorrendo.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente tem um papel crucial na fidelização. Uma pessoa que tenha feito a conversão, mas enfrente problemas futuros, com certeza não voltará a fazer negócios, bem como poderá gerar marketing negativo para a empresa.
Assim, a plataforma tem um papel estratégico de acompanhamento das interações com os clientes. Bem como conduzir processos de pós-venda mais eficientes, de forma a conquistar esse consumidor para um possível upsell, por exemplo.
Geração e acompanhamento para conversão dos leads
Um dos papéis cruciais para potencializar o resultado do setor de vendas é saber o momento de criar leads qualificados, nutrir e convertê-los para clientes. A Salesforce oferece todo o suporte para que essas estratégias sejam feitas de forma rápida, simples e, principalmente, com precisão.
A plataforma permite, também, realizar a integração dos leads com estratégias de marketing, como SEO e Google Ads, permitindo identificar quais são as mídias que oferecem os leads mais qualificados, tornando sua estratégia mais inteligente e eficiente.
Além de tudo que citei anteriormente, a Salesforce lança recursos novos pelo menos três vezes ao ano, trazendo novas funcionalidades importantes para adequar seu negócio para novas tendências do mercado. As inovações são integradas ao CRM tranquilamente, o que auxilia a continuar potencializando seu negócio.
Outro ponto importante é que todas as funcionalidades podem ser acessadas por meio de qualquer dispositivo, em qualquer lugar no mundo, seja em um smartphone ou computador. Ponto importante nos casos em que há necessidade de atuação de equipes remotas (como ocorrido no período da pandemia).
E aí, gostou das possibilidades de uso da Salesforce? Conta pra gente nos comentários.