Em tradução para o português, roadmap significa roteiro, que também pode ser traduzido como bússola ou mapa para a construção de algum processo. Todas essas definições poderão te ajudar a entender o que é roadmap de produto e como ele pode ser aplicado dentro da sua empresa.
Uma pesquisa realizada demonstrou que empresas que não valorizam uma boa gestão de projetos atingem um índice de falha de 67% a mais do que negócios que executam a gestão de projetos corretamente. Isso comprova a importância do papel de um roadmap bem-estruturado.
Neste artigo, você irá aprender os seguintes pontos:
O que é roadmap de produto;
Quem é responsável pelo roadmap de produto;
Quais são os principais benefícios em utilizá-lo;
Como criar um roadmap de produto.
Neste modelo os grupos costumam se reunir periodicamente para apresentar prioridades da equipe para os próximos meses. Continue lendo nosso conteúdo para mergulhar no tema.
O que é roadmap de produto?
A principal missão do roadmap de produto é oferecer clareza nas tomadas de decisões relacionadas ao produto. Dentro deste “mapa gerencial”, você o time tem acesso a informações visuais e descritivas a respeito do projeto ou produto.
Com essa ferramenta, todos os stakeholders (envolvidos no projeto) estarão cientes dos próximos passos para a construção de produto (objetivos de curto, médio e longo prazo), facilitando que todos estejam por dentro do processo de evolução e das variáveis do caminho.
Exemplos do que o roadmap de produto é:
- Backlog;
- Lista priorizada das atividades de gestão de projetos;
- Listagem de novos features.
Para que o roadmap funcione algumas perguntas devem ser feitas antes de iniciar a construção do produto:
- Onde estamos?
- Onde queremos chegar?
- Como chegaremos lá?
Por mais que um roadmap de produto leve certo tempo para ser criado, pensado e organizado, ele reúne as informações necessárias para que toda a equipe/organização acesse os insights para a evolução de um projeto.
Quem é responsável pelo roadmap de produto?
Para lançar um novo produto ou funcionalidade, Product Managers costumam se apoiar no roadmap de produto, uma importante ferramenta para planejamento e execução de projetos. A ferramenta oferece um roteiro com direcionamento para o desenvolvimento de produtos digitais.
Tratando-de se um contexto ágil, quem fica responsável pela liderança do roadmap é o(a) Procut Owner, visto que ele é responsável por dar vazão aos direcionametos dos processos futuros.
Para que os processos se mantenham organizados do início ao fim, é importante que esta tarefa fique sob domínio de uma pessoa que indique os direcionamentos para cada membro do time.
Quais são os principais benefícios em utilizar um roadmap de produto?
Planejar a jornada que a sua equipe deve percorrer para desenvolver um produto ou funcionalidade é essencial. Abaixo vamos listar alguns benefícios em utilizar esta ferramenta no seu negócio:
Comunicação mais clara e eficiente
Como todas as informações são documentadas no roadmap e estão disponíveis para acesso de todo o time, isso acaba evitando ruídos de comunicação entre as pessoas envolvidas. Dessa forma, se as prioridades mudarem, elas poderão ser visualizadas de forma simples e fácil pelos stakeholders.
Maior visibilidade sobre o produto
Mudanças acontecem e prioridades também, com o roadmap de produto, as pessoas estão cientes sobre prazos e suas funções no desenvolvimento de projetos. Isso também incentiva um pensamento mais estratégico do time, pensando em possibilidades de evolução para o futuro.
Entregas concluídas
Como o time alinhado sobre todas as funções e prazos do produto, logo as entregas também são mais completas e apresentam resultados ainda melhores para o negócio. Com o roadmap gerenciando as soluções do projeto, as pessoas também podem realizar trocas constantes, esclarecendo dúvidas e ajudando na evolução do produto.
Como construir um roadmap de produto?
Abaixo vamos listar alguns passos para que a sua equipe possa realizar a construção do seu roadmap de produto.
Defina o tipo de roadmap a ser utilizado
Como o formato final do roadmap dependerá das necessidades do projeto, um dos passos mais importante é definir o tipo que será utilizado. Ele pode ser considerado um recurso visual de alto nível, de prioridade ou sprint roadmap.
Alinhamento e comunicação com stakeholders
Todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do produto devem estar por dentro do que está acontecendo, por isso, é essencial que o planejamento seja colaborativo do início ao fim. Focar nos maiores problemas que podem ser solucionados mais rapidamente, pode ser um jeito de construir relacionamentos com clientes e equipes.
Divida o roadmap de produto em períodos de tempo
Normalmente, os roadmaps são separados em meses ou trimestres, visto que os resultados, muitas vezes, são mais significativos dessa forma. Lembrando que ele deve trabalhar par atender uma ou duas metas de alto nível estipuladas pela empresa. Portanto, as metas do negócio devem estar claras para todas as pessoas colaboradoras, só assim elas poderão unir forças para atingir os objetivos do negócio.
Alinhe o roadmap com objetivos da empresa
Tendo um roadmap claro a equipe tem embasamento para dar seguimento as suas funções e também para debater se os objetivos em questão estão alinhados com o negócio. Garanta que a estratégia está ligada com os valores da empresa!
Identifique os principais problemas
Para que você possa construir o seu roadmap, você precisará identificar os principais problemas e necessidades a serem atendidos. Após isso, a equipe poderá formular hipóteses e propor soluções para as questões. Lembre-se de mapear aqueles problemas que podem aparecer durante o roadmap
Estabeleça tempo e recursos necessários
Definir o que deve ser priorizado e quais os recursos necessários para realizar determinada tarefa é outro ponto importante. Mesmo sabendo que o planejamento pode mudar, ter essas informações claras facilita o desenvolvimento do produto. Elenque as prioridades: isso deve vir primeiro, definindo o próximo item da lista e o que pode vir mais tarde.
Esse modelo de roadmap é chamado de “Now – Next – Later” e é ideal para guiar a sua estratégia sem se fixar em datas determinadas.
Tenha as informações em um documento visual
Como ele deve ser um documento visual, acessível para todas as pessoas envolvidas, você pode utilizar diferentes ferramentas para construí-lo como Powert Point, Planilha, Favro, Miro, Kanban, Pipefy etc. Independente da ferramenta de gestão utilziada, todas as informações devem aparecer de forma clara.
Antoine de Saint-Exupéry disse uma vez que “um objetivo sem um plano é só um desejo”. O roadmap é uma importante ferramenta para a comunicação e alinhamento das equipes, ela orienta as pessoas envolvidas no desenvolvimento de projeto e conecta planos com objetivos. Além do roadmap, existem outros frameworks úteis que podem te ajudar a atingir seus objetivos de produto.