Toda metodologia ágil conta com procedimentos para ajudar os profissionais a revisarem rotinas e garantir que os processos sejam feitos da melhor maneira possível. O exemplo deste texto é a rotina de retrospectiva no Scrum.
A retrospectiva no Scrum é um momento fundamental para garantir que boas práticas se perpetuem ao longo de cada etapa do projeto e, ao mesmo tempo, eliminar problemas e aumentar a produtividade.
Portanto, todo gestor deve estar atento a essa retrospectiva, que cria uma cultura de melhoria e aprendizados contínuos ao longo do projeto para que os resultados sejam maximizados.
Se você quer saber mais sobre o papel da retrospectiva no Scrum e como realizá-la, veja o post a seguir!
O que é uma retrospectiva no Scrum?
A retrospectiva no Scrum é um momento de reunião da equipe após o fim de cada Sprint. Ele tem como objetivo promover um debate aberto sobre os obstáculos da etapa, avaliar os resultados e identificar boas práticas. Além disso, auxilia as equipes a verificar se os objetivos foram alcançados.
Em outras palavras, a retrospectiva no Scrum é um momento ao fim de cada etapa em que as equipes se reúnem para avaliar o impacto das decisões tomadas pelos times de planejamento e os resultados alcançados.
Isso permite a criação de um fluxo de melhorias contínuas no projeto, além de minimizar as chances de erros serem replicados em novos Sprints. Desse modo, as chances de os objetivos estratégicos serem alcançados é muito maior.
Por que é importante executar a retrospectiva no Scrum?
Projetos corporativos não são empreendimentos simples. Eles envolvem um grande número de pessoas, etapas longas e ferramentas de diferentes perfis. Justamente por isso, as chances de problemas acontecerem durante um projeto mal gerenciado são elevadas.
Nesse cenário, a retrospectiva no Scrum é um momento que deve ser visto como estratégico. Apesar de ser ignorada por muitas empresas — afinal, os prazos são uma das maiores preocupações de gestores de projetos —, ela auxilia na criação de um ambiente de melhorias permanentes, o que contribui para que todas as etapas do projeto sejam de qualidade.
Ao mesmo tempo, ela evita que erros sejam replicados, reduzindo riscos. Em outras palavras, a retrospectiva no Scrum permite ao negócio ter mais garantias de que o retorno esperado com o projeto será alcançado.
Esse é o momento em que os feedbacks serão aplicados, garantindo que os problemas sejam corrigidos. Além disso, as boas práticas terão o reconhecimento devido, o que traz mais engajamento e um melhor desempenho para as equipes.
Como realizar a retrospectiva no Scrum com sucesso?
A realização da retrospectiva no Scrum não é algo complexo. Basta ter um bom planejamento para conseguir identificar o que será tratado durante a conversa.
Veja, a seguir, os passos fundamentais para essa etapa de seu projeto.
Defina as funções dos participantes
Esse é o primeiro passo para iniciar a sua perspectiva no Scrum. Os papeis devem ser definidos de acordo com o perfil dos participantes e as contribuições que eles podem dar.
Em geral, existem dois grandes papeis:
- o facilitador, que é a pessoa responsável por direcionar a reunião e garantir que todos os assuntos sejam tratados de acordo com o tempo disponível. Ele deve ser imparcial, ausente da reunião e capaz de realizar perguntas instigantes para os participantes;
- os participantes, que são as pessoas que estão envolvidas diretamente com o Sprint e podem contribuir com feedbacks sobre o que foi feito.
Decida antecipadamente os assuntos a serem tratados
A retrospectiva no Scrum não é uma reunião que precisa demorar longos períodos — devendo sempre ter um prazo que seja o menor possível. A melhor forma de garantir isso é planejando antecipadamente o que será debatido durante a conversa.
Portanto, levante alguns pontos fundamentais sobre o Sprint, como os seus objetivos, bons resultados e problemas enfrentados durante a sua execução. Isso dará mais agilidade para o processo e evitará grandes desvios conforme o fluxo do debate evoluir.
Colete dados sobre o estado do projeto
Muitos gestores utilizam indicadores em seu dia a dia para otimizar os fluxos de trabalho. Nos projetos corporativos, eles são as bases para validar resultados, assim como identificar gargalos e pontos que demandam melhorias. Por isso, devem ser vistos como uma ferramenta estratégica para a retrospectiva no Scrum.
Sempre traga os indicadores e métricas do Sprint durante as reuniões de retrospectiva. Utilize cada KPI para avaliar se os resultados foram atingidos e quais foram os pontos que podem gerar feedbacks positivos e negativos. Assim, a conversa terá um direcionamento de maior impacto para todos.
Seja proativo na busca por soluções para problemas e melhorias
A busca por soluções deve ser feita com proatividade por todos os times. Portanto, não deixe de utilizar a integração e a troca de ideias para garantir que todos consigam otimizar o que precisa de melhorias.
Times de projetos são diversos, e é essa diversidade que pode auxiliar a empresa a lucrar mais a médio e longo prazo.
Documente os resultados da conversa
Uma vez que a retrospectiva seja finalizada, produza uma documentação com todos os detalhes relevantes sobre a conversa. Ela deve conter detalhes objetivos e claros sobre o que foi debatido, como a reunião evoluiu e quais foram as propostas apresentadas.
Além disso, deve ter dados sobre o que será feito no futuro, ajudando as equipes a ter um bom material de referência sobre as mudanças que serão feitas nas etapas futuras.
Acompanhe o impacto das decisões tomadas
Também é importante monitorar a aplicação das propostas durante os novos Sprints. Afinal de contas, isso ajuda os times de gestão a verificar se as melhorias foram implementadas e se elas causaram o impacto esperado. Portanto, não deixe de direcionar a sua atenção para essa questão.
A metodologia Scrum é uma das metodologias ágeis mais populares do mercado. Ela conta com as bases para a execução de projetos flexíveis, de boa qualidade e baixo índice de erros. Mesmo assim, não há como evitar que falhas ocorram em algum momento.
Nesse sentido, a retrospectiva no Scrum tem um papel fundamental para manter um fluxo de melhorias e otimizações de caráter contínuo no dia a dia dos projetos. Por isso, não deixe de aplicá-la — isso dará aos seus projetos mais qualidade e performance sempre.
O que você faz durante os seus projetos para melhorar os resultados? Conte-nos nos comentários deste post!