Os avanços digitais têm escalonado cada vez mais com as potencialidades tecnológicas avançando em grande velocidade, principalmente, com as demandas trazidas devido à pandemia do novo coronavírus. E um dos pontos que podem ganhar uma nova dimensão no futuro é a realidade mista.
Sendo um avanço relacionado com a realidade virtual e aumentada, potencializando as possibilidades imersivas, ela poderá ser uma grande aliada para novos cenários, seja com o metaverso, seja com as potencialidades tecnológicas que estão surgindo nos últimos anos.
Por isso confira a seguir as principais informações sobre o tema e tire suas dúvidas. Boa leitura!
O que é a realidade mista?
A realidade mista (ou também conhecida como realidade híbrida, ou ainda como Hybrid Reality, em inglês) utiliza elementos do mundo virtual e físico e, por isso, precisamos esclarecer dois termos que estão alinhados com esse conceito, para que não fiquem dúvidas.
- Realidade virtual: é a simulação completa do mundo real, mas sem que você tenha acesso aos elementos físicos. Por exemplo, por meio de óculos Rift ou VR Headsets, o usuário consegue ver um cenário completamente criado de forma digital e, assim, interagir com elementos deste ambiente. Por exemplo, um visitante pode interagir com um apartamento virtual e servir de base para tirar suas dúvidas sobre o espaço antes de decidir por uma aquisição;
- Realidade aumentada: é a sobreposição de elementos digitais no mundo real. Ou seja, é possível ver, na tela ou em um aparelho focado para este fim e, assim, é possível ver objetos virtuais sobrepostos as imagens do mundo real. Um exemplo é o aplicativo TeamViewerPilot.
Dentro deste conceito, o que seria, então, a realidade mista? Nesse caso, temos uma proximidade maior com a realidade aumentada, mas os elementos não são só sobrepostos ao mundo real. Eles se tornam fixos ou ancorados nos espaços, podendo interagir com ele e, assim, temos uma aproximação com a lógica da realidade virtual.
Em outras palavras, estamos falando de uma realidade aumentada mais imersiva que, inclusive, pode ser melhor explorada em um contexto de metaverso. Para que isso seja possível, normalmente são utilizados os dispositivos holográficos e que permitem projetar elementos virtuais no mundo real com precisão, por meio de hologramas.
Temos, também, o uso dos dispositivos imersivos, contudo, eles bloqueiam a visão do mundo real, mas utilizam câmeras para analisar o ambiente e, assim, impedir acidentes durante o uso da realidade virtual, por exemplo.
Quais os principais fundamentos da realidade mista?
O termo “realidade mista” surgiu pela primeira vez em 1994, antecipando essa tendência que hoje se torna realidade. Ele aparece em um artigo produzido por Paul Milgram e Fumio Kishino, no qual estabelece-se os princípios que a realidade mista deve cumprir. Estão entre eles:
- fusão dos mundos real e virtual, em algum lugar ao longo do continuum realidade-virtualidade;
- os pontos finais deste continuum não são considerados realidade mista (ou seja, quando há uma visão de realidade virtual que não apresenta elementos do mundo físico, não é considerado realidade mista. Da mesma forma, a simples transmissão de imagens do mundo físico sem acrescentar elementos digitais com possibilidade de interação também não é considerado o conceito).
Além disso, temos também, segundo os autores do artigo, três dimensões que permitem a classificação das experiências de realidade mista, como veremos a seguir.
- extensão do conhecimento mundial: trata-se de quantidade do mundo real que é modelada e compreendida pelo sistema de realidade mista;
- fidelidade de reprodução: fala sobre o quanto o mundo real pode ser capturado, de forma realista, ou com alta resolução de renderização gráfica computacional;
- extensão da metáfora de presença: está relacionado com a capacidade do usuário em sentir-se imerso na cena que está sendo exibida.
Por que ela é uma forte tendência atualmente?
Podemos ver cada vez mais uma demanda em experiências imersivas nos mais diferentes cenários. Isso potencializa os ganhos em diversas possibilidades, seja internamente nas empresas, seja em novidades que podem ser apresentadas para os clientes.
Por exemplo, a realidade mista permite uma visualização diferenciada nos rendimentos de máquinas na indústria, proporcionando um acompanhamento mais preciso no dia a dia, bem como uma interação diferenciada com essas informações.
Ao mesmo tempo, é possível garantir uma experiência diferenciada para empresas e clientes finais. Por exemplo, sua empresa pode desenvolver soluções que permitam a imobiliárias a oferecerem visitas com realidade mista. Assim, o visitante pode acompanhar informações como medida do cômodo, direcionamento da janela, entre outros dados importantes sobre o espaço. Sua empresa pode criar essa solução, que poderá ser um grande diferencial no mercado.
Quais as principais vantagens em sua adoção?
A realidade mista pode ter um papel fundamental para as organizações. Por isso, veja a seguir os principais benefícios sobre sua adoção:
- melhorar a produtividade no trabalho;
- proporcionar experiências diferenciadas para seus colaboradores e clientes em geral;
- inovação no mercado;
- melhora o aprendizado nos processos;
- auxilia no compartilhamento de informações.
Quais são as soluções tecnológicas mais utilizadas na realidade mista?
Algumas tecnologias são fundamentais para oferecer suporte para a adoção da realidade mista. São elas:
- óculos com holografia;
- óculos de realidade mista;
- internet das coisas;
- óculos inteligentes (como o Google Smart Glass);
- demais gadgets de suporte e que ainda serão trazidos para esse cenário.
Como implementar a realidade mista nos negócios?
A realidade mista está começando a ganhar forma, mas é interessante e importante começar as adaptações para introduzi-la em sua rotina. Algumas dicas para isso são:
- ter equipes de inovação que estejam alinhas com a perspectiva da realidade mista;
- pesquisar quais são as principais tendências sobre o tema;
- incentivar pesquisas sobre realidades mistas;
- as lideranças precisam estar atentas e aprendendo sempre sobre os temas.
A realidade mista é uma das grandes apostas para o futuro dos ambientes tecnológicos e, assim, será importante que as organizações fiquem atentas para isso. Com certeza a preparação para adoção em sua empresa será o diferencial para despontar em relação aos concorrentes e, assim, ter todos os benefícios que listamos aqui.
Ficou alguma dúvida sobre o tema ou quer falar mais sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários!