As companhias estão usando a Inteligência Artificial (IA) para automatizar tarefas repetitivas, analisar dados e tomar decisões. O Processamento de Linguagem Natural (PLN) faz parte da aplicação desses recursos tecnológicos, e será o tema que abordaremos neste artigo. Você verá que essa área também está sendo usado para criar produtos e serviços que atendam às demandas atuais.
Essas tecnologias estão mudando o modo como as empresas funcionam e os consumidores interagem com elas. Por isso, trazemos um breve guia sobre o que é esse recurso e como as empresas estão se beneficiando dele. Tenha uma boa leitura!
O que é Processamento de Linguagem Natural (PLN)?
O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma área da computação que se dedica ao desenvolvimento de software capaz de compreender e manipular a linguagem humana, no idioma em que for programado.
Seu objetivo é criar programas que possam realizar tarefas que só poderiam ser realizadas por humanos, como traduzir textos, responder a perguntas, extrair informações e, até mesmo, identificar sentimentos do interlocutor em tempo real.
Em outras palavras, o PLN é um campo que se dedica à criação de programas capazes de processar e interpretar textos escritos em nossa “linguagem natural”. São os algoritmos desenvolvidos pela área que permitem que máquinas “entendam” o significado das palavras e as frases usadas por humanos.
Sua utilidade não está apenas em tarefas como a tradução automática instantânea, a indexação de documentos e a busca na Web. O PLN também tem sido usado com sucesso em aplicações como chatbots e assistentes virtuais, em que é necessário compreender o contexto das conversas para responder às perguntas adequadamente.
Como o Processamento de Linguagem Natural pode ser usado?
Os programas criados com as pesquisas em PLN são implementados usando algoritmos especiais e databanks para analisar grandes volumes de textos ou conversas — o chamado Big Data. O objetivo do PLN é fazer com que os computadores possam interagir com os seres humanos da mesma forma que pessoas reais fariam.
As tecnologias do PLN estão sendo usadas para melhorar como as empresas prestam serviços aos clientes, bem como para automatizar tarefas repetitivas.
A seguir, você pode conferir as principais áreas onde o PLN tem sido implementado.
Análise de sentimentos dos consumidores
As tecnologias do PLN podem ser usadas para monitorar as redes sociais e identificar tendências nos sentimentos dos consumidores em relação a determinada marca ou produto.
Isso pode ser muito útil para as empresas, que podem rapidamente adaptar sua estratégia de Marketing, buscando atendimento a esses novos insights proporcionados pelas análises da IA.
Assistentes virtuais humanizados
Assistentes virtuais baseados em IA estão se tornando cada vez mais populares, devido à capacidade de fornecer respostas precisas às perguntas dos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Eles são treinados usando técnicas avançadas de PLN para garantir um alto nível de precisão, tanto na compreensão quanto na fala.
Os chatbots, como também são chamados, já começaram a substituir os agentes humanos em vários setores, inclusive no atendimento dentro das empresas de terminal rodoviário, aeroportos e lojas on-line. Apesar disso, ainda existe um longo caminho para chegar próximo da experiência humana ainda mais realista.
Como aplicar na minha empresa?
Para aplicar esses recursos em sua companhia, é necessário contar com uma gestão e equipe atualizadas com as últimas novidades e atualizações da área. Esse time deverá minerar o máximo de dados disponíveis, para superar os desafios que a implementação de um recurso com essa magnitude de inovação pode encontrar.
Neste post, vimos as principais possibilidades que o Processamento de Linguagem Natural pode trazer para sua empresa. Por isso, não perca mais tempo e utilize essa tecnologia para aperfeiçoar ainda mais o seu atendimento ao cliente.
Quer ficar por dentro das últimas novidades tecnológicas do mercado para a sua empresa? Siga as nossas redes sociais para receber as novidades!