Um estudo relatou que mais de 70% das empresas falham durante a jornada de transformação digital. Diferentes motivos fazem que negócios abandonem este processo no meio do caminho, enquanto outras organizações fecham e outras sequem conseguem iniciar este momento tão importante para o sucesso do negócio.
A pesquisa em questão foi realizada em 2019 pela McKinsey e, mesmo com o passar do tempo, ainda retrata a realidade de muitas empresas. Neste artigo vamos explicar por que as transformações digitais dão errado nas empresas.
A transformação digital no Brasil e no mundo
Desde que as empresas começaram a adotar o trabalho remoto, o debate sobre a Transformação Digital tem se tornado cada vez mais frequente dentro das organizações. Assim como o mercado está mudando e se adaptando a tantas mudanças, empresas estão adotando tecnologias, plataformas, softwares e workflows para uma jornada digital mais ágil, eficiente e produtiva.
Especialistas da Samba digital, afirmam que muitos negócios tem se interessado em passar por esta jornada, já que cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital em 2020. A pesquisa feita com mais de 100 mil respostas de 100 C-levels reconhecidos, demonstrou ainda que 97,5% das empresas brasileiras enfrentam barreiras para avançar nos processos de digitalização.
Principais motivos que podem levar à falha na transformação digital
No entanto, além de investir em tecnologias, podemos afirmar que a principal peça para esta “virada de chave” acontecer, concentra-se nas pessoas. Através de capacitação e treinamentos, colaboradores são capazes de realizar grandes feitos para o negócio. Fica nítido que todos os setores possuem um papel importante para a evolução e crescimento da empresa.
Choque cultural
Quando o assunto é inovar os processos cotidianos, muitos empreendedores permanecem em uma zona de conforto devido ao apego aos meios tradicionais. Ou seja, não veem necessidade em mudar o que está funcionando.
Contudo, não é preciso ser especialista para notar que a sociedade avançou de forma significativa nas últimas décadas por conta da influência tecnológica, que se mostrou presente como nunca antes.
A transformação digital só pode ser devidamente implementada ao modelo de negócios se essa mudança partir de seus gestores. Para isso, é preciso entender que o cenário está em um processo constante de mudança, no qual, em pouco tempo, haverá cada vez menos espaço para empresas que não tenham perspectiva de futuro.
Déficit de profissionais qualificados para a transformação digital
Sem mão-de-obra qualificada, é impossível que a empresa possa se considerar digitalmente transformada, pois isso exige o trabalho conjunto de profissionais altamente capacitados, como gerentes de produtos que entendam as necessidades dos clientes em um assistente virtual, e engenheiros de software que dominem as mais recentes linguagens de programação.
A transformação digital é um processo que deve partir de dentro para fora da empresa. Ou seja, é imprescindível que seus procedimentos internos sejam realizados por pessoas que realmente estejam antenadas às novas tendências de mercado e à importância da presença da tecnologia na infraestrutura do negócio.
Falta de senso de urgência
Como já abordado neste post, as facilidades que a tecnologia proporciona ao consumidor têm impulsionado as mudanças em seu comportamento. Para atender às novas demandas do mercado, é preciso que as empresas sejam cada vez mais criativas e inovadoras.
No entanto, um dos motivos que leva muitas delas a falharem no processo de implementação da transformação digital é a dificuldade de notar que o comportamento de consumo muda em um ritmo cada vez mais rápido — isto é, a falta de senso de urgência.
Ausência de alinhamento
Uma empresa é como um organismo vivo: para funcionar eficientemente, precisa que todos os seus membros (departamentos e colaboradores) atuem de forma harmonizada e sincrônica.
Sendo assim, quando o gestor não entende a importância da transformação digital, por falta de conhecimento ou negligência, dificilmente os demais profissionais do negócio comprarão a ideia de que essa mudança é realmente necessária.
Em outras palavras, a falta de alinhamento da equipe é uma das principais causas que impedem que a transformação digital seja implementada nos processos.
Falta de velocidade
Por fim, mas não menos importante: por mais inovadora que seja a perspectiva do gestor de uma empresa em relação à necessidade de atualizar os processos para acompanhar o ritmo em que o mercado está evoluindo, a falta de agilidade nos processos é um dos motivos que impede que a transformação digital seja implementada em seu negócio.
O fato de vivermos na era da informação digitalizada, somado à facilidade de acesso à tecnologia, deixa claro que as empresas modernas precisam automatizar a maior parte de suas tarefas operacionais, principalmente aquelas que são repetitivas e tomam o tempo precioso de sua equipe desnecessariamente.
Para isso, existem inúmeras soluções tecnológicas, como o desenvolvimento de sistemas feitos sob medida para que possam atender às necessidades específicas de cada organização.
Para concluirmos, vale destacar que o processo de implementação da transformação digital em sua empresa pode ser feito com muito mais eficiência e segurança com o auxílio de uma organização especializada em soluções tecnológicas, como a Datum TI, que atua no mercado de desenvolvimento de softwares e outsourcing desde 1999.
Quer saber mais sobre como a transformação digital pode ser impulsionada em seu negócio? Então, acesse nosso site para conhecer os diferenciais que a Datum TI tem a oferecer!