Sabe quando alguém “veste a camisa da empresa” ao ponto de parecer que ela é dona do negócio? Ownership significa um conjunto de ações que buscam engajar colaboradores para que todos se sintam como donos da organização, gerando maior sensação de pertencimento e auxiliando para o crescimento do negócio.
O relatório State of the Global Workplace apontou que 27% dos trabalhadores brasileiros são engajados com o negócio, enquanto apenas 12% são desengajados – e suscetíveis a desestimular outras pessoas do time. Os dados reforçam a importância de proporcionar iniciativas que incentivem os colaboradores a se manterem motivados e alinhados com os propósitos da empresa.
Neste artigo você saberá o que significa ownership e como incentivar o seu time de TI a colocá-la em prática.
O que é ownership?
Traduzindo para o português, ownership significa “propriedade”, porém quando pensamos em um ambiente de trabalho, logo associamos ao sentimento de dono dos colaboradores. Se trata de uma atitude, onde funcionários se envolvem com o negócio ao ponto de desenvolver o sentimento de pertencimento e da realização de um sonho. Isso significa que eles possuem um alto nível de engajamento com o negócio.
Este conceito conta com pessoas satisfeitas com suas funções, que propagam a marca e que compartilham valores com a instituição. Algumas pessoas possuem características ownership e podem, inclusive, ajudar a propagar esta atitude para demais colaboradores, confira abaixo algumas delas:
- Responsabilidade – essa pessoa terá grande responsabilidade por suas ações na organização, buscando até mesmo auxiliar em atividades que não sejam do seu escopo;
- Proatividade – um dos principais pontos é a proatividade em buscar soluções para o negócio e encontrar novas formas de ajudar o crescimento da empresa;
- Empatia – além de pensar no bem do negócio, estas pessoas são boas ouvintes e comunicadoras, respeitando demais colaboradores;
- Curiosidade – tem um olhar curioso para as métricas do negócio e busca novos aprendizados constantemente;
Accountability x Ownership
Para que fique mais claro, vamos apresentar as principais diferenças entre estes conceitos. Accountability, em tradução para o português significa responsabilidade, que também pode ser entendido como “prestar conta” de algo. Ele está mais ligado ao espírito hierárquico das relações de trabalho, onde o foco do trabalho está em evitar possíveis punições.
Por outro lado, o sentimento de ownership está ligado a mentalidade de parceria e pertencimento do negócio, onde as pessoas realizam seus sonhos dentro da instituição. Este segundo conceito, faz com que as pessoas tomem decisões como se fossem donas da empresa, se preocupando com o bem estar do negócio e sendo resolutivo.
Como construir uma cultura ownership?
Muitas vantagens são percebidas em empresas que desenvolver o senso de ownership, por isso, não deixe de conferir algumas dicas para colocar este conceito em prática no seu negócio.
Decisões baseada em dados
Para que a cultura ownership seja desenvolvida, um pensamento estratégico é essencial! Por isso, apoie-se em decisões baseadas em dados, visto que elas serão as mais seguras e apresentarão os resultados mais fiéis ao negócio.
Comunicação transparente
Para conquistar a confiança dos seus colaboradores e garantir que eles estejam alinhados com o propósito do negócio, é importante sempre ter uma comunicação clara com todas as pessoas da equipe. Compartilhe as metas e objetivos da organização e o deixe por dentro do que rola na empresa.
Reconhecimento profissional
Para que as pessoas consigam desenvolver o senso de ownership, elas precisam sentir-se valorizadas. Demonstre que o potencial delas é reconhecido dentro do negócio e com isso aumente a sensação de pertencimento. Isso é essencial para que elas se sintam engajadas e propaguem a marca.
Ambiente saudável
Nem precisamos falar que ambiente de trabalho saudável é essencial para manter as pessoas engajadas com a empresa. Ela afeta positivamente a vida das pessoas, diminui a taxa de turnover e confere maior autonomia para as pessoas.
O ownership é extremamente importante para o negócio, pois estimula o surgimento de lideranças dentro de equipes, incentiva o crescimento do negócio e aumenta o engajamento das pessoas colaboradoras com o negócio, o que impacta diretamente na retenção de talentos. Para ficar por dentro de mais temas como este, continue acompanhando as nossas redes sociais.