Cada vez mais tem se falado sobre a utilização de dados para a tomada de decisões de uma empresa. Pensando nisso, novas tecnologias surgem a todo o instante para auxiliar a rotina de uma equipe, desde o momento da criação de um novo produto, até as estratégias tomadas para colocá-lo no mundo. A era da informação trouxe um novo conceito para as instituições se guiarem: o Mindset Data Driven.
O conceito de Mindset Data Driven vai muito além da tecnologia ou das ferramentas utilizadas, afinal a interpretação e a organização de dados ocupam um papel essencial para definir qual caminho a empresa irá trilhar.
Em um cenário hipotético, imagine o Mindset Data Driven como uma bússola para guiar os piratas em suas navegações. Todos os tripulantes estão juntos em mar aberto em busca do seu tesouro, mas apenas através da bússola (os dados) e traçando estratégias em seu mapa, que eles chegam a esse local. Assim funciona uma empresa, que traça roteiros utilizando ciência de dados para atingir seus objetivos.
Como aplicar o Mindset Data Driven
Dados são capazes de indicar onde alocar recursos, apontar tendências e conduzir decisões, sendo assim, realizar uma análise aprofundada das informações coletadas é essencial para definir estratégias.
De acordo com a Revista Forbes, empresas de tecnologia vêm ganhando destaque há pelo menos nove anos, e a resposta para essa ascensão está no investimento no uso de dados.
Agora você deve estar se perguntando o que deve ser feito para começar a aplicar esse conceito, certo?
Abaixo estão os principais pilares que vão levar a sua empresa até o conceito de Mindset Data Driven.
Objetivo: Clareza para traçar as metas em um período de curto e longo prazo, é a palavra-chave quando se trata de utilizar os dados coletados.
Valor por área: Os objetivos serão traçados a partir das prioridades estipuladas por cada área, o que irá impactar diretamente na tomada de decisões.
Dados: Cuidado ao manusear as informações, afinal o armazenamento dos dados é tão importante quanto a sua geração, visto que podem ser utilizados no futuro.
Análise: Não existe uma receita de bolo, pois não há uma única forma de realizar a análise. No entanto, leve sempre em consideração que é necessário correlacionar e comparar variáveis, além de realizar diferentes observações por um determinado período.
Tornando-se um cientista de dados
Para se tornar um mestre na análise de dados, não é necessária uma formação específica, basta vontade para aprender — e alguns cursos na área que irão melhorar a aptidão programando.
Interessante como a tecnologia pode estar aliada ao desenvolvimento de equipes ou até mesmo pessoal, não é mesmo?
Agora que você entendeu melhor como funciona o conceito de Mindset Data Driven, considere aplicá-lo em sua empresa, não é algo simples, porém ele promete gerar bons resultados as equipes.
Construímos um e-book que pode lhe auxiliar a colocá-lo em prática. Para acessá-lo de forma totalmente gratuita, basta clicar aqui.