Se a sua empresa conta com o apoio da tecnologia, processos de automação já devem fazer parte do seu dia a dia. Nesse sentido, apostar na hiperautomação é um imperativo que deve fazer parte da sua estratégia. Afinal de contas, esse é o melhor caminho para otimizar rotinas e garantir competitividade.
A hiperautomação permite a negócios ter ambientes automatizados por completo. Ela integra tecnologias de maneira inteligente e reduz riscos. Assim, os profissionais podem focar naquilo que é mais importante para qualquer empresa: a criação de serviços de alto valor agregado.
Se você quer saber mais sobre o tema e como apostar na hiperautomação, confira o texto a seguir!
O que é a hiperautomação?
O conceito de hiperautomação surgiu a partir da compreensão de que a não integração de ferramentas tecnológicas impede negócios de serem plenamente automatizados.
Com base nisso, negócios investiram em estratégias que combinem a Inteligência Artificial, a robótica, o Business Intelligence e a análise de dados para garantir que ambientes possam ser, de fato, plenamente automatizados. Assim, negócios conseguem criar um ambiente mais robusto e preparado para lidar com as demandas do mercado.
Quais as vantagens dessa estratégia?
A hiperautomação traz grandes vantagens para qualquer negócio. Esses ganhos permitem ao gestor agregar valor para a marca e manter a companhia a frente da concorrência. Entre os principais ganhos, podemos apontar:
- o aumento de escalabilidade: ambientes automatizados podem ter a sua produtividade ampliada sempre que necessário, bastando que o time adquira maior capacidade computacional;
- o melhor uso de recursos operacionais: um ambiente automatizado pode ser otimizado para ter alto nível de aproveitamento de todos os recursos disponíveis sempre;
- os ganhos de produtividade: a empresa que é automatizada consegue maximizar a sua produtividade e manter os recursos disponíveis de maneira contínua;
- a economia de recursos: se os times utilizam os recursos de modo otimizado, o nível de economia sempre será elevado.
Como aplicar a hiperautomação no ambiente corporativo?
Para aplicar a hiperautomação no ambiente de trabalho, a empresa deve fazer um planejamento de qualidade. Ele permitirá aos times integrar soluções corretamente em seu fluxo de trabalho e, assim, aproveitar ao máximo as novas tecnologias. Os passos para chegar a um ambiente automatizado, em geral, são os seguintes:
- levantar dados sobre a cadeia operacional da empresa e o que pode ser automatizado;
- definir os objetivos do projeto;
- identificar tecnologias e soluções de TI que auxiliam na automatização de rotinas;
- planejar o investimento e a integração das tecnologias considerando o perfil da empresa, a legislação do setor e as regras internas;
- definir mecanismos de segurança de dados;
- treinar as equipes;
- mensurar os resultados da iniciativa;
- fazer ajustes a médio e longo prazo.
A automação é uma das grandes mudanças da transformação digital. Com o apoio da Inteligência Artificial e de soluções de análise de dados, negócios conseguem otimizar os seus fluxos de dado e apresentarem melhores resultados. Tudo isso a partir de ganhos de produtividade, redução de custos e queda nos indicadores de erros.
Nesse contexto, o investimento na hiperautomação é um ótimo caminho para quem pretende ganhar mais competitividade e ter um ambiente que seja, de fato, automatizado. Essa abordagem dá para as empresas as bases para garantir que todas as suas rotinas contem com processos automatizados. Por isso não deixe de investir nessa abordagem para otimizar as suas escolhas na área da TI!