Diariamente nossos Tech Recruiters recebem questionamentos sobre a rotina de trabalho na Datum. Eles, com todo o seu carinho, esclarecem todas as dúvidas dos curiosos de plantão – inclusive, adoramos quando podemos demonstrar um pouco do que fazemos por aqui no planeta roxo.
Mas isso nos trouxe uma ideia: por que não contar um pouco mais sobre as impressões de um colaborador a respeito do primeiro mês de trabalho? Convidamos, então, duas pessoas que concluíram os primeiros 30 dias na Datum para trazer suas percepções da Datum TI.
Hoje, vocês irão conhecer a Michele e o Alexsander – também conhecidos por Mi e Alex – eles fazem parte do time de Talent Acquisition e vão contar um pouco sobre a sua trajetória até aqui. Vem conferir mais sobre eles!
“Eu escolhi essa área porque eu queria ajudar as pessoas a se encontrarem”.
É a partir da fala do Alexsander, que iremos apresentar o primeiro colaborador. O Alex é um profissional de Recursos Humanos e especialista em Gestão e Tutoria. Na infância, ele tinha o desejo de ser um Médico Veterinário, por crescer em um lugar rodeado por animais essa parecia a escolha certa, mas ele admite que a ideia de se tornar um Professor também chamava a sua atenção.
Foi então que sua primeira experiência profissional – com uma empresa que atuava no mercado químico – mostrou qual caminho seguir profissionalmente. Ele chegou à conclusão de que ajudar pessoas era o seu grande propósito, levando-o a graduação em Recursos Humanos.
Mais tarde, passando pela área administrativa e educacional, Alex sentiu a necessidade de buscar novos desafios e seguiu sua intuição. No Linkedin, ele encontrou a vaga que ocupa atualmente aqui na Datum e não pensou duas vezes na hora de se candidatar!
— Eu já acompanhava a Datum antes e me identificava muito com os valores da empresa. Eu fui me apaixonando aos poucos, até surgir a oportunidade — afirma.
Para ele, não se trata apenas de entrevistas, mas de fazer o “match” perfeito acontecer entre empresas e candidatos. É sobre encontrar pessoas certas para as oportunidades certas. O datuniano acredita que as iniciativas propostas por aqui são importantíssimas para auxiliar os colaboradores no desenvolvimento profissional.
— Eu gosto muito do Datum Academy, porque proporciona muitas trocas e principalmente por oferecer a chance de muitos aprendizados. Esse foi outro motivo que me fez querer fazer parte da Datum, nossos valores estão muito alinhados — explica.
Quando questionado sobre os principais pontos que chamaram a sua atenção ao entrar na empresa, ele comenta que logo nos primeiros dias foi pego de surpresa por se deparar com uma cultura horizontal. Para ele, estar em um ambiente com uma comunicação aberta ainda é um motivo de encanto.
O acolhimento foi outro ponto citado pelo datuniano, que se sentiu muito bem recebido desde o seu primeiro dia. Será que podemos dizer que o carinho e a empatia são algumas das armas secretas do nosso planeta roxo?
“Eu enxergo as entrevistas como um bate papo. Eu realmente quero conhecer quem está do outro lado, e não apenas suas habilidades técnicas”.
É com a fala da Michele que iremos apresentá-la agora. A Mi é graduada em Recursos Humanos e possui especialização em Gestão de Pessoas e Neuropsicologia. Isso por si só, diz muito sobre o seu interesse em comunicar-se com os outros.
Ainda menina, ela brinca, que um dos seus sonhos era ser “Garota Verão” – concurso de beleza feminina realizado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina – e que sua avó dava o maior apoio. Com o passar do tempo, com um outro olhar para a vida profissional e as vontades se moldando, ela percebeu a aptidão em conversar e ensinar, imaginando que sua vocação era ser Professora.
Ao longo de sua trajetória profissional, passando pela área administrativa e de relacionamento com o cliente, ela descobriu a paixão em lidar com pessoas, o que a levou a cursar Recursos Humanos. Por ser bastante comunicativa, ela decidiu ir em busca de vagas nesta área e, assim como o Alex, encontrou a sua vaga tão esperada no Linkedin.
— Eu sempre gostei de trocar ideias com as pessoas, mas eu ainda não tinha tido a oportunidade de trabalhar com RH. Quando surgiu a vaga, eu fiquei muito feliz porque é um lugar que eu me identifico muito — relata.
Para ela, o seu papel aqui dentro é demonstrar que o planeta roxo da Datum é um espaço aberto, onde as pessoas se sentem acolhidas e ouvidas desde o primeiro contato.
— Desde quando eu cheguei eu fui bem recebida. É nítido que é uma empresa que foca bastante em processos humanizados — aponta.
A pluralidade foi um dos pontos mencionados por ela quando perguntamos o que mais marcou a sua entrada. De acordo com a colaboradora, por ser uma empresa com tantas pessoas diferentes, isso permite um ambiente de muita troca diária e aprendizado.
Spoiler: mensagem para os futuros datunianos do planeta roxo
Quem em sã consciência gosta de receber spoilers? Mas calma aí, prometemos que é por uma boa razão!
Na conversa com o Alex e a Mi, pedimos para que eles deixassem um recadinho e um pequeno spoiler do que os futuros colaboradores podem esperar ao entrar no planeta roxo.
— A pessoa que vier pra Datum irá encontrar muita colaboração, coleguismo, empatia. Muito amor, sem dúvidas. Por saber que as pessoas têm trajetórias diferentes, todos estão sempre dispostos a ensinar sobre um assunto que você ainda não domina. É como eu sempre digo: todos avançam juntos — afirma, Michele.
Já o Alex, reforçou sobre a empresa ser um espaço que incentiva o desenvolvimento e a adaptabilidade e sobre a colaboração ser um dos pilares daqui.
— Qualquer pessoa que pensa em entrar na Datum pode esperar uma cultura colaborativa, uma comunicação transparente, inovação e, principalmente, acolhimento. Posso falar isso tudo porque é o que eu vejo e o que eu vivi aqui — finaliza, Alexsander.
E aí, gostou de conhecer a Mi e o Alex? Esperamos que sim. Caso tenha qualquer dúvida sobre o nosso funcionamento, fique à vontade para entrar em contato conosco. Fazemos questão em lhe auxiliar.