Por Carine Bruxel, Head of Digital Transformation and Innovation na Datum.
Enquanto escrevo a primeira frase deste texto, o mundo mudou — novos negócios estão nascendo, novas tecnologias sendo descobertas, novos caminhos sendo trilhados. A mudança é a constante. O futuro se transformou numa repetição infinita de atualizações e esses updates frequentes fazem com que todas as pessoas e empresas sejam novatas diante de quase tudo, a todo momento. Uma sociedade com novos valores, novas perspectivas e um único desejo — o de mudar e impactar o mundo.
Nesse mesmo contexto estão as empresas — só que elas deixaram de ser apenas aquelas que atendem bem seus clientes e cumprem suas obrigações. Boas empresas têm sido as que vivem seus valores e engajam comunidades de pessoas que caminham rumo a um mesmo objetivo, através de redes para beneficiar o ecossistema que estão inseridas. Trabalho não é mais o que eu faço, mas o motivo pelo qual eu faço. Aquele local administrativo e organizacional passa a ser o lugar dos sonhos, do impacto social, da criatividade e de encontros transformadores.
Aqui na Datum, como bons questionadores que somos, em certo momento começamos a nos perguntar: “Por que o que fazemos importa? Qual a diferença que fazemos no mundo? Por que nossos clientes e as pessoas sentiriam nossa falta se não estivéssemos por perto?”
Foi quando percebemos que precisávamos de um propósito. Nossa visão e nossos OKR’s já não eram mais suficientes, não nos contentavam mais. E nossos valores precisam de ancoragem, de um propósito maior. Mas e aí, propósito a gente cria? Desenha? Descobre? Identifica? Sofrendo dessa curiosidade crônica, partimos para essa jornada.
Identificar nosso propósito foi um processo de descoberta, sabíamos que precisávamos articular e comunicar a essência da nossa empresa através dele. Tínhamos que identificar o nosso tronco, aquele que fornece estabilidade, força e a essência para o negócio. Mas como decodificar essa essência?
Em 2020, mobilizamos todos os colaboradores da empresa e mergulhamos em estudar nossa cultura. Como fruto desta jornada, nasceu nosso culture code; ele foi a ponte para iniciarmos nosso processo de transformação digital.
As próximas perguntas a serem respondidas eram: “O que fazemos? E por que isso importa?”
Em 2021, revisitamos nossos valores e acolhemos o desafio de criar pela primeira vez o propósito da Datum. Algo maior que missão, um papel para além de nós mesmos, para todos, para o mundo. No nosso momento Sherlok, analisamos o ontem, o hoje e o amanhã; pensamos nos times, nos clientes, nos processos, na personalidade, nos fundamentos e objetivos. Entre pesquisas, encontros de design thinking, coaching para descobrir as forças da nossa liderança, trocas, discussões, análise e muita inspiração, começamos a enxergar a nossa âncora, a entender o porquê de estarmos no mundo. Foi em meio a tudo isso que, de repente — EUREKA! Um misto de euforia, alegria e realização, pois finalmente conseguimos nominar o coração e alma da nossa Datum.
Por isso, respeitável público, é com muita alegria que apresentamos o nosso sincero propósito de existir:
Ativar o protagonismo num mundo em transformação.
Essa é a nossa singularidade, nosso motivo; e somos apaixonados por ele. A sensação de pertencimento toma conta de nós. Ainda estamos extasiados.
Embora a frase fale por si só, queremos explanar mais…
<> Quando falamos de protagonismo, nos referimos à Pluralidade, pois aqui as pessoas são aceitas e, mais que isso, são estimuladas e têm espaço para construir sua trajetória <> Falamos de Human Centric <> Falamos também de Clientes que liderem seus setores <> Estamos falando de Inovação Disruptiva, algo que ainda não foi pensado, pioneirismo, de espaço para o novo <> Falamos de Líderes que fazem a diferença, preparados para orquestrar projetos ousados e de alta complexidade <> Estamos falando de Pessoas Proativas, que não esperam sentadas pelas soluções, mas experimentam com coragem caminhos ainda não percorridos <> Falamos de Autonomia, Cultura Flat e Horizontal, Poder de Decisão <> Estamos falando de Sonhos Realizados, chegar lá, saber que valeu à pena. Estamos falando da Datum.
Não pode haver uma sociedade verdadeiramente livre sem protagonismo. Ele é a resposta diante de qualquer crise, desigualdade, violência, preconceito e corrupção. Protagonismo é a grande revolução — e isso nos anima.
O mundo precisa de protagonistas, pessoas que ocupem os espaços em branco e resolvam problemas que vão além de si mesmas. Somado a isso, as pessoas querem ocupar lugares únicos, que utilizem todas suas capacidades e aflorem seus potenciais. É aí que entra a Datum. Esse é nosso legado, torná-lo protagonista!
Não sei qual é a sua, mas a nossa é o Protagonismo.
Faz sentido pra ti? Então chega mais!