A transformação digital é uma realidade. As empresas que não estiverem adaptadas poderão ter sérios problemas e perder competitividade no mercado. Portanto, é fundamental que cada vez mais os gestores estejam atentos às novas ferramentas que estão disponíveis, como o machine learning.
Uma delas é o machine learning — ou, em português, “aprendizado de máquina”. Esse é um braço importante da ciência de dados, e tem se tornado um grande aliado para tornar as empresas mais inteligentes e mais competitivas.
Por isso, aproveite e confira o que é machine learning e veja como ele pode revolucionar a forma como você lida com dados em sua empresa. Boa leitura!
O que é machine learning?
Antes de tudo, vamos contextualizar o que é machine learning, já que o conceito pode não ser tão claro para todos os gestores.
Essa é uma tecnologia que está inclusa dentro do grande campo da Inteligência Artificial. Assim, ela é baseada na ideia de autoaprendizado das máquinas, ocorrido por meio de análise estatística.
Dessa forma, ela atua por meio de três parâmetros fundamentais:
- o recebimento de um alto volume de inputs de dados, sendo preciso classificar e processar as informações inseridas;
- o acesso ao banco de dados anterior, ainda não processado pelo sistema — ele deve ser dotado de algoritmos que permitam o aprendizado com o tempo, bem como a identificação de padrões;
- o processamento de alta capacidade do sistema, com um custo acessível e que torne as atividades viáveis.
O aprendizado de máquina consegue, por meio desses algoritmos preditivos, extrair padrões dessa amostra de dados. Desse modo, é possível trazer insights importantes que serão fundamentais para a resolução de problemas que, normalmente, são complexos e não poderiam ser analisados de outra forma.
Ou seja, a máquina aprende e refina as suas análises de acordo com os dados.
Quais são os benefícios de utilizar o machine learning nas empresas?
O machine learning tem sido cada vez mais utilizado pelos negócios, uma vez que oferece benefícios para as rotinas empresariais. Veja os principais, a seguir.
Melhora a gestão de pessoas
O machine learning permite identificar, de forma automatizada, padrões de produtividade, de comportamento e de eficiência, entre outras questões.
Essa prática oferece subsídios para ter uma melhor gestão de pessoas, possibilitando lidar com problemas como:
- funcionários que apresentam problemas de produtividade e os elementos que podem estar envolvidos nisso — por exemplo, queda de produtividade e alto número de afastamentos por doenças pode significar que o quadro de saúde esteja interferindo no dia a dia;
- equipes que, de forma geral, estejam tendo queda de produtividade e, ao mesmo tempo, sinalizem problemas de clima organizacional — indicando ambientes hostis para o trabalho em grupo;
- alto número de turnover na empresa e demais problemas organizacionais — que também podem indicar problemas internos.
Automatiza os processos
Aqui temos outro ponto de vista intimamente relacionado com a gestão de pessoas. Quando você adota machine learning na sua empresa, possibilita a realização de tarefas repetitivas pelos sistemas, liberando seus colaboradores para outras ações estratégicas.
Imagine que seja necessário criar um relatório na área financeira: será preciso extrair dados, jogá-los em uma planilha, correlaciona-los e, então, elaborar um relatório analítico.
Por meio do machine learning, boa parte dessas etapas são eliminadas. O colaborador precisará apenas elaborar o relatório analítico a partir das informações oferecidas. Ou seja, todas as etapas anteriores são realizadas de forma automatizada. Assim, ele terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas importantes.
Além disso, o machine learning também pode ser incorporado em conjunto com a Internet das Coisas. Interessante, não é mesmo?
Otimiza o processo de tomada de decisões
Quantas decisões foram tomadas de forma equivocada na empresa por não terem sido embasadas em dados? Esse é um ponto que pode ser altamente perigoso para o seu negócio, pois a intuição sem base em dados pode trazer prejuízos severos.
Por exemplo, você sabe dizer se esse é o melhor momento para lançar um novo produto ou serviço? Aparentemente, pode estar tudo certo para isso — contudo, o cenário real pode ser diferente: é possível que haja uma crise em curso, que ainda não esteja explícita para os envolvidos, mas que poderia ser identificada por meio de dados.
O machine learning pode trazer subsídios de dados para que os gestores possam identificar quais são os atuais cenários e de que forma é possível decidir o melhor momento para agir. Dessa forma, permite-se aumentar a eficiência desse lançamento, evitando prejuízos.
Permite agir de forma preventiva junto a cenários de crise
O machine learning permite analisar padrões existentes e identificar eventuais desvios que possam causar algum tipo de dano para a empresa.
Assim, caso ocorra algum tipo de oscilação no mercado, é possível usar os sistemas preditivos para fazer a identificação do problema, intervir e preparar o negócio para esse cenário.
Dessa forma, é possível não apenas minimizar os impactos de uma crise, mas encontrar novas oportunidades — o que é fundamental em um contexto de economia digital.
Como o machine learning impacta positivamente a produtividade?
Diante do que mostramos neste post, podemos pensar em várias formas de usar o machine learning para aumentar a produtividade.
Um gestor contábil pode ter que, por exemplo, importar entradas e saídas de finanças, analisar notas fiscais e usar os dados obtidos para orientar as ações dos gestores. Todas essas operações, feitas de forma manual, demandam muito tempo e geram falhas no processo. Além disso, um dado inserido de forma inadequada pode comprometer todo o negócio.
Assim, o machine learning tem acesso automatizado a esses dados, que são inseridos automaticamente no sistema. O próprio sistema analisa os padrões e oferece insights para o analista em tempo real. A partir dessas informações, ele consegue definir quais serão os próximos passos estratégicos a serem realizados.
O sistema também pode ser utilizado para fazer análise de concorrentes. Com isso, é possível verificar o comportamento deles no dia a dia e traçar estratégias mais eficientes para estar sempre à frente dos demais.
Como vimos, o machine learning tem sido uma verdadeira revolução para as empresas, pois ele permite automatizar tarefas, agilizar processos e trazer inteligência para o negócio. Por isso, não deixe de acompanhar essas questões e incorpore essa ferramenta em seu negócio. Temos certeza de que será muito proveitosa.
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse tema, compartilhe-a conosco nos comentários!