A Internet das Coisas é uma das tendências tecnológicas que podem trazer um dos maiores impactos para os próximos anos. Os dispositivos IoT aumentarão os dados disponíveis para uso. Além disso, facilitarão a criação de meios mais automatizados e ágeis.
Em geral, a IoT é pensada apenas no contexto das operações de setores como logística e vendas. Mas ela também pode ser incorporada no ambiente da TI. Afinal, essa é uma tecnologia flexível e dinâmica.
Quero ajudar você a entender como isso pode ser feito! Então, veja a seguir como a Internet das Coisas pode ser integrada ao dia a dia da TI!
Que benefícios a implementação da IoT no ambiente de TI?
Como apontei, o uso da Internet das Coisas como ferramenta de trabalho pode ser feito em vários cenários. Se bem planejado e integrado do modo correto, esse investimento consegue agilizar rotinas, dar mais flexibilidade para os times e foco em resultados. Veja, a seguir, alguns dos benefícios que a IoT traz para a área de TI!
Mais integração
A integração operacional é uma ótima escolha para quem busca mais produtividade. Ter um fluxo contínuo e fácil de dados evita erros e melhora os níveis de inovação. Além disso, garante mais agilidade na tomada de decisões.
Nesse contexto, a IoT pode ser adotada para maximizar a habilidade de equipamentos manterem um funcionamento integrado no seu dia a dia. A comunicação ocorrerá via Wi-Fi em modo contínuo e, em razão dos recursos de automatização, permitirá a execução de rotinas automaticamente. Assim, o time pode focar mais os processos críticos.
Maior automação
A automação é um dos melhores motivos para adotar a IoT em qualquer setor. Ela permite que a quantidade de erros caia. Além disso, agiliza as atividades e dá aos times um maior foco na entrega de resultados.
Com a IoT, ajustes na infraestrutura podem ser tomados automaticamente. O mesmo vale para os mecanismos de gestão interna e do ambiente de trabalho: quando apoiada na Internet das Coisas, a empresa consegue executar correções automaticamente, evitando que os times percam tempo com atividades secundárias e processos de manutenção.
Mais dados para a gestão
A gestão movida a dados é uma tendência mundial. Muitos negócios apoiam-se nessa abordagem para ter mais foco e precisão. Com apoio nas informações corretas, é possível reduzir custos, entender melhor como os equipamentos reagem a diferentes cenários e, ao mesmo tempo, otimizar investimentos.
Por isso, a IoT pode ser pensada sempre como um meio de melhorar a configuração da infraestrutura e garantir que os recursos sejam mais bem aproveitados. A partir da análise apoiada em meios como Big Data e Business Intelligence, o gestor pode avaliar o que deve ser feito para extrair mais de seus investimentos. Isso maximizará o impacto da TI em médio e longo prazo.
Redução de gastos e erros operacionais
Diminuir custos e falhas é algo que toda empresa busca sempre. Isso vale especialmente para o setor de TI, em que erros podem causar um grande impacto em várias áreas. Por isso, meios para evitar esse tipo de problema sempre devem ser buscados.
Como apontei, a IoT consegue facilitar a otimização dos equipamentos. Isso garante ao gestor um maior aproveitamento de recursos, assim como mais automação. Os dois fatores, juntos, podem garantir que a empresa reduza o orçamento da área e consiga mais receitas para novos investimentos.
Como integrar a IoT ao setor de TI?
Para integrar a IoT ao setor de TI, alguns cuidados devem ser tomados. Eles reduzem os riscos e ampliam o aproveitamento dos novos recursos. Veja, a seguir, quatro passos que podem ser tomados!
Capacite a equipe
A equipe de TI deve ser capacitada para lidar com os novos equipamentos. Cada profissional deve conhecer como os dispositivos serão aproveitados. Assim, eles poderão aproveitar por completo os recursos e os seus benefícios.
Adapte a sua infraestrutura
A infraestrutura deve ser adaptada para o cenário em que a IoT está presente. O gestor precisa garantir a compatibilidade dos equipamentos. Dessa maneira, eles poderão se comunicar sem problemas e ser mais eficientes em suas funções.
Faça ajustes de segurança
Para evitar que o aumento do fluxo de dados cause problemas, a empresa deve fazer ajustes nas suas políticas de segurança. Isso trará mais confiabilidade para os investimentos. Além disso, maximizará o potencial de impacto que eles podem causar: cada dispositivo poderá ser integrado em mais rotinas, sem que a privacidade da empresa seja comprometida.
Tenha um plano para avaliar os dados coletados
Você já viu que a IoT traz um maior número de dados para o negócio. Eles devem ser vistos como algo estratégico. Ou seja, a empresa precisa ter um plano de ação para aproveitar os registros coletados e transformá-los em valor agregado para o empreendimento.
Quais ferramentas fazem parte da IoT e podem ser integradas ao setor de TI?
Existem várias ferramentas que podem ser integradas ao ambiente de TI que fazem parte da Internet das Coisas. Confira três, a seguir, e saiba como elas melhoram o seu dia a dia!
M2M
A integração da IoT pode ser utilizada para a gestão da infraestrutura. Sensores conseguem identificar a possibilidade de aumento da demanda de recursos a partir da comunicação Machine to Machine. Assim, o gestor consegue tomar medidas de aumento de performance antes que gargalos aconteçam.
Botão AWS
O Botão AWS permite que profissionais executem rotinas automatizadas sem grandes investimentos. Essa ferramenta Wi-Fi pode se conectar à rede da empresa e acionar comandos personalizados. Assim, a companhia consegue, com um toque, fazer alterações na infraestrutura para responder a mudanças de cenários com rapidez e precisão.
Monitoramento de ambiente
Equipamentos de TI são sensíveis a fatores como temperatura e variação de energia. Para se proteger, o negócio pode implementar sensores de TI que automatizam a gestão dos equipamentos responsáveis por essa parte da infraestrutura. Assim, os computadores, servidores e equipamentos de rede sempre terão o ambiente ideal para o seu funcionamento.
A Internet das Coisas tem mudado profundamente o ambiente corporativo de vários negócios. Integrada à área de TI, a IoT consegue melhorar os níveis de automação e performance da infraestrutura. Além disso, abre espaço para novas formas de executar rotinas diárias.
Por isso, não deixe de investir na Internet das Coisas para o seu setor de TI. Isso facilitará a gestão dos equipamentos e os processos corporativos. Como consequência, a área poderá entregar serviços de maior valor agregado para toda a empresa!
Gostou da dica? Então, assine já a nossa newsletter para receber outros conteúdos do blog!