Na Califórnia, Estados Unidos, já é possível encontrar carros totalmente autônomos rodando pelas ruas, levando passageiros entre pontos das cidades. Algumas fábricas já trabalham sem nenhuma interferência humana direta. Você sabe como isso é possível? Inteligência artificial!
O futuro chegou e, conforme o poder computacional aumenta, as aplicações de IA se tornam realidade, permitindo realizar ações que, até então, pareciam coisas de filme de ficção científica, totalmente fora do nosso alcance.
Assim como a IA pode ser utilizada em todas essas aplicações incríveis, ela também pode ter um papel fundamental dentro de qualquer empresa, automatizando tarefas e criando ambientes inteligentes de dados. Ao longo deste post, vamos falar exatamente sobre isso: a aplicação real da IA dentro das organizações!
Quais são os impactos da inteligência artificial nos negócios?
As redes neurais e demais tecnologias utilizadas dentro do conceito de inteligência artificial estão sendo pesquisadas a muito tempo dentro das universidade e principais empresas de tecnologia. Contudo, a falta de poder computacional freava a sua aplicação direta.
Hoje, estamos vivendo duas viradas que permitiram não apenas a aplicação da IA, mas a sua utilização em larga escala. A primeira delas é a maximização do poder computacional, trazida, principalmente, pela chamada computação em nuvem.
Já a segunda é a melhoria na rede de comunicação, com as primeiras discussões da implantação do 5G — tecnologia que já é realidade em alguns países.
O poder computacional em nuvem, aliado à velocidade de comunicação do 5G, permite que se aplique com o máximo proveito a inteligência artificial dentro das organizações, tirando vantagem de tudo o que ela pode oferecer.
Isso é um marco para as organizações, pois as pequenas empresas poderão utilizar-se das mesmas ferramentas e poder de processamento de grandes companhias, ajustando a competitividade no mercado.
Além disso, o fácil acesso à tecnologia deve reduzir ainda mais os custos de TI, permitindo que até mesmo as empresas que nunca investiram em tecnologia possam dar inicio a sua transformação digital, buscando se modernizar.
Quais são as formas de aplicar a inteligência artificial?
Em um primeiro momento, quando se fala acerca de inteligência artificial, pensamos em robôs enormes e outras aplicações que vemos em filmes de Hollywood. Contudo, existem várias possibilidades de utilizar essa tecnologia dentro de uma organização. Vamos mostrar para você algumas delas, a seguir.
Atendimento ao cliente
Toda e qualquer empresa precisa realizar o atendimento ao cliente. Porém, a depender da escala desse atendimento, pode ser necessário contar com muitos colaboradores — ou seja, acarreta um custo muito alto.
Tudo isso pode ser altamente otimizado por meio da aplicação de IA com chatbots: robôs virtuais de atendimento ao cliente que utilizam uma linguagem natural pré-programada para conversar com os consumidores.
Com uma integração simples com os bancos de dados, eles podem reconhecer números e clientes, além de verificar atendimentos anteriores. Algumas soluções já são tão avançadas, que o consumidor não se dá conta de que está conversando com uma IA — causando um impacto positivo em sua experiência.
Automação de marketing
Outra aplicação muito interessante é na automação de marketing da empresa. É possível utilizar a IA para maximizar todas as ações, criando toda uma campanha de forma personalizada para cada um dos consumidores, com base em dados anteriores.
Um sistema de IA pode verificar todas as compras realizadas anteriormente por um determinado cliente, criar promoções exclusivas de acordo com o perfil dele, entrar em contato direto por qualquer canal de comunicação e enviar a campanha. Conforme recolhe mais dados, o sistema fica mais adaptado.
Segurança
A segurança da informação é uma preocupação constante para todas as empresas, e a inteligência artificial também pode ser utilizada como um mecanismo para garantir a proteção dos dados contra ataques digitais.
Vemos esse tipo de aplicação dentro dos sistemas de internet banking, em que uma IA verifica todas as atividades realizadas e compara essas ações com as do usuário. Assim, qualquer coisa que fuja da sua rotina ou das movimentações comuns será bloqueada.
A aplicação no mundo físico também vem se tornando comum, como a interpretação de câmeras de trânsito para auxiliar na leitura de tráfego e também na tomada de decisões.
Já dentro das organizações, o uso da IA pode ser aplicado em conjunto com o reconhecimento facial para evitar o acesso de pessoas sem permissão a determinadas áreas de uma empresa, por exemplo.
Redução de riscos de fraude
As instituições financeiras utilizam a IA para identificar comportamentos de compras indevidas dentro de sites, evitando as chamadas fraudes financeiras.
Isso resguarda não apenas a instituição, mas também os outros envolvidos, como o usuário, que teve seu cartão clonado ou furtado, e o site, que poderia ter um prejuízo por realizar uma venda indevida.
Quais são os benefícios da inteligência artificial?
Antes de finalizar este post, vamos listar para você alguns dos principais benefícios da aplicação da IA dentro de uma organização.
Redução de custos
Uma das principais vantagens de aplicar a inteligência artificial é, com certeza, a redução de custos. Afinal, automatizar tarefas reduz a demanda por colaboradores, já que os sistemas são responsáveis por muitas delas. A redução de erros e retrabalho também colabora para os custos reduzidos.
A produtividade por conta da automação tem um impacto direto sobre os custos operacionais, uma vez que os colaboradores têm mais tempo para atividades estratégicas e de análise.
Otimização de processos
Processos lentos e repetitivos podem ter um impacto negativo para a organização, trazendo morosidade para as atividades. A IA pode melhorar de forma significativa todos os processos dentro de uma organização, trazendo mais agilidade.
Desenvolvimento do negócio
A falta de mão de obra e dificuldade de crescimento podem ser contornadas com a aplicação da inteligência artificial, sendo possível manter o funcionamento de uma grande empresa com poucos colaboradores, graças às ferramentas de automação.
Experiência personalizada
Por fim, aplicações de IA garantem a coleta e análise de dados de forma eficiente, colaborando para a geração de uma experiência personalizada com cada um dos clientes e melhorando a satisfação do consumidor.
A inteligência artificial pode gerar um mundo de possibilidades, mas ainda estamos no começo dessa jornada de descobrimento. Contudo, as empresas que começarem a investir nessas novas tecnologias agora, estarão na frente na corrida da competitividade.