A sua empresa utiliza indicadores de TI? No cenário atual, ter métricas de apoio à gestão do dia a dia de um setor é algo crucial para o sucesso da marca. Afinal de contas, elas ajudam os times a entender o que fazer para melhorar o seu fluxo de trabalho e a tomar decisões mais inteligentes.
Nesse sentido, as métricas de TI são a base para ter uma gestão mais robusta, em que investimentos se tornam mais alinhados com as demandas da marca e as melhorias são contínuas. Isso garante que a tecnologia poderá ser integrada a mais ambientes, maximizando os impactos da transformação digital. Ou seja, os indicadores são a base para ter uma marca mais competitiva a médio e longo prazo.
Se você quer saber mais sobre os indicadores de TI e como eles podem ser utilizados, confira o nosso post a seguir!
O que são indicadores de TI?
Os indicadores de TI são métricas que ajudam os gestores a identificar o impacto das suas decisões e a avaliar a qualidade do trabalho executado em uma área.
Eles fornecem uma visão precisa sobre como a área se encontra e guia os times dando uma visão completa sobre o padrão mínimo de qualidade do trabalho a ser executado. Além disso, facilitam a orientação dos profissionais de TI em relação ao nível mínimo de qualidade de seus processos de trabalho.
Por que as empresas devem utilizar indicadores de TI?
O uso de indicadores de TI é disseminado nas principais empresas de tecnologia do mundo. O motivo é simples: eles são a base para entender como a área se encontra e, ao mesmo tempo, ajudam as equipes a tomarem decisões mais robustas.
Veja os impactos diretos e indiretos que as métricas trazem para a sua empresa, a seguir!
Mais habilidade para detectar problemas
O uso de indicadores dá uma visão completa sobre o estado da área. Para negócios que contam com a tecnologia vinculada às suas principais atividades, isso é algo crítico: em tempo real, os times de gestão conseguirão avaliar onde os problemas estão.
Correção de falhas mais precisa
Além de uma habilidade maior de identificar problemas, os indicadores de TI também ajudam o negócio a corrigir os problemas rapidamente. Afinal de contas, os times terão uma visão completa sobre a situação, fazendo com que a montagem de uma estratégia de mitigação seja algo simples.
Melhoria nos investimentos
Os investimentos também são otimizados com os indicadores de TI. Os gestores conseguirão avaliar melhor o impacto das suas decisões, tornando a escolha de uma ferramenta com alto custo-benefício algo ágil e sempre alinhado com as tendências tecnológicas.
Quais são os principais indicadores de TI?
Para começar a utilizar os indicadores de TI, a empresa deve avaliar quais métricas estão mais alinhadas com as suas demandas. Com isso, os times conseguirão encontrar as melhores métricas para a sua área.
Veja os mais comuns:
- Return Over Investment (ROI)
- Tempo de disponibilidade
- Satisfação do usuário
- Tempo de resposta a incidentes
- Incidentes resolvidos no primeiro contado
1. Return Over Investment (ROI)
O ROI (Return Over Investment — ou Retorno sobre o Investimento, em português), é uma métrica que permite aos times identificar o impacto que um investimento terá.
Ela funciona a partir da análise do preço de cada solução e do impacto que ela pode causar em termos de produtividade, correção de problemas crônicos e aumento dos lucros. Desse modo, os gestores conseguirão escolher uma solução que é inovadora e de alto custo-benefício.
2. Tempo de disponibilidade
O tempo de disponibilidade é utilizado para ajudar os times a identificar possíveis problemas na infraestrutura de TI e a frequência com que falhas e interrupções ocorrem.
Ele deve ser mensurado de maneira contínua e com foco nas aplicações críticas. Desse modo, os gestores conseguirão avaliar quando os problemas ocorrem, quais são as suas causas e quais caminhos tomar para otimizar a infraestrutura de maneira adequada.
3. Satisfação do usuário
Os times de suporte são cruciais para o sucesso da empresa. Eles ajudam na correção de problemas e na resolução de dúvidas dos usuários.
Ao avaliar como o trabalho dos profissionais dessa área é visto por outras equipes, o gestor consegue identificar possíveis problemas de qualidade e fazer melhorias mais inteligentes.
4. Tempo de resposta a incidentes
O tempo de resposta a incidentes é uma métrica que deve fazer parte do dia a dia de qualquer time de suporte. Com ela, os profissionais conseguem avaliar se o time está bem capacitado e se tem os recursos necessários para mitigar erros rapidamente.
Assim, os times de gestão estratégica podem aplicar treinamentos quando for necessário e garantir a qualidade do serviço prestado de maneira contínua.
5. Incidentes resolvidos no primeiro contado
Também chamado de First Call Resolution, esse indicador mede a quantidade de chamados que são resolvidos no primeiro contato do usuário com o time de suporte.
Quanto maior ele for, maior será a habilidade da equipe atuar de modo inteligente em cenários de risco. Por isso, a sua mensuração deve ser contínua.
Qual é a importância da consultoria para investir em indicadores de TI?
O uso de indicadores e a sua implementação pode não ser um processo fácil para várias empresas. Nessa hora, contar com o apoio técnico é uma estratégia de grande sucesso.
Isso ajuda os times a terem ao seu lado profissionais preparados para entender as demandas da marca e avaliar qual é o melhor caminho a ser seguido.
A Datum pode ser a sua parceira. Nossos especialistas estão em dia com as principais estratégias de gestão do mercado, oferecendo para a sua marca a chance de investir em TI com foco em resultados e com métricas que se alinham ao perfil da sua empresa.
Todo negócio de sucesso utiliza a tecnologia como um dos seus principais ativos. Apostar na TI como a base da empresa ajuda os profissionais a reduzirem custos, melhorarem a sua performance e minimizarem riscos. Além disso, essa é uma estratégia que permite ganhar competitividade por meio da inovação.
Mas, para que o investimento em tecnologia dê certo, os times devem estar preparados para utilizar indicadores de TI. Essas métricas ajudam as equipes a entenderem as dinâmicas de trabalho e a avaliar os pontos que precisam de melhoria com precisão. Por isso, não deixe de integrar esses indicadores ao seu dia a dia!
Gostou da nossa dica? Então, acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do blog!