Quem trabalha com o gerenciamento de recursos tecnológicos sabe que essa é uma área com grande impacto nos resultados do negócio. E, para que isso ocorra, é crucial ter investimentos de qualidade e um bom planejamento. Isso é possível quando há uma abordagem focada na gestão estratégica de TI.
A gestão estratégica de TI orienta os times a trabalharem lado a lado para definirem metas e otimizarem o papel da tecnologia no dia a dia do negócio. Ou seja, minimiza-se os riscos, melhorando o impacto das decisões tomadas pela empresa.
Se você quer saber mais sobre o tema e como isso pode ajudar a ter melhores resultados, veja o texto a seguir!
O que é a gestão estratégica de TI?
A gestão estratégica de TI ocorre quando a empresa tem uma política de gestão focada em alinhar metas e objetivos entre o setor de TI e as outras áreas do negócio.
Isso permite otimizar o impacto das decisões tomadas e aprimorar o planejamento a médio e longo prazo. Desse modo, a tecnologia pode ser levada a mais setores, minimizando riscos e maximizando resultados.
Por que as empresas devem investir nesse modelo de gestão?
A gestão estratégica de TI é adotada por empresas em todo o planeta. Essa abordagem coloca a tecnologia no centro dos negócios e torna toda a infraestrutura mais eficiente e preparada para atender às demandas existentes.
Isso traz alguns benefícios, como:
- maior segurança de dados — os profissionais de cibersegurança conseguirão entender, de maneira abrangente, como otimizar os aparelhos para que eles sejam realmente confiáveis;
- redução de custos — a equipe de gestão de TI saberá como configurar aparelhos para que eles apresentem alta performance, sem comprometer os custos;
- otimização de investimentos — a adoção de novas tecnologias será feita considerando o que é melhor para a empresa a médio e longo prazo.
Como adotar uma política de gestão de TI estratégica?
Para aplicar uma rotina de gestão estratégica de TI no dia a dia da sua empresa, alguns ajustes devem ser feitos. Eles permitem aos times colocar a tecnologia no centro das operações, a partir do alinhamento contínuo.
Os passos são os seguintes:
- entenda o perfil do negócio — isso ajuda as equipes a saber como a TI pode contribuir para o sucesso da empresa;
- acompanhe as equipes continuamente — isso garante um maior alinhamento de metas e processos internos;
- realize a análise de vulnerabilidades de segurança e operacionais — desse modo, medidas de prevenção e correção de erros poderão ser mais efetivas;
- adote uma boa comunicação — isso ajuda as equipes a sempre planejarem o seu futuro considerando as demandas de outros setores;
- utilize indicadores — as métricas tornam o acompanhamento de resultados mais preciso e abrangente;
- revise as rotinas continuamente — isso mantém as medidas de gestão atualizadas e capazes de causar um grande impacto nos processos internos.
A transformação digital colocou a tecnologia no centro das operações corporativas. Negócios modernos passaram a ser aqueles que colocam a TI no foco das suas ações. Mas, para que isso dê certo, é crucial fazer investimentos de qualidade e ter uma boa rotina de gestão.
A gestão estratégica de TI garante que isso aconteça. A partir dela, haverá um contínuo alinhamento entre os times de TI e administrativos, contribuindo para melhores decisões. Por isso, não deixe de investir nessa abordagem para otimizar o seu planejamento.
Para investir na gestão estratégica de TI, é fundamental ter apoio técnico de qualidade. Fale conosco e saiba como nossos especialistas podem ajudar!