Até pouco tempo, o setor de TI (Tecnologia da Informação) era considerado um departamento que oferecia suporte às impressoras, máquinas e configurações de aplicativos. Atualmente, ele passou a ser uma área bem mais estratégica, tendo a função de dar suporte e de acompanhar todo o negócio. Por essa razão, otimizar e garantir uma boa gestão de equipe em TI é essencial para assegurar o bom andamento de uma empresa.
O seu principal propósito é garantir que os recursos computacionais da empresa estejam funcionando perfeitamente, de forma a atender às necessidades do negócio. Para tanto, o gestor precisa contar com diversos recursos e fatores, como manter uma equipe especializada e fazer um ótimo planejamento, entre outros.
É importante e necessário ter uma gestão focada em resultados, capaz de otimizar processos, explorar todo o potencial da equipe e ampliar a produtividade. Por isso, se você quer saber como garantir a otimização da gestão da equipe em TI na sua empresa, acompanhe as dicas deste post e boa leitura!
Invista em uma comunicação eficaz
Não é à toa que a comunicação eficaz vem em primeiro lugar dessa lista. Afinal de contas, um líder que não se comunica de forma efetiva, com certeza vai ter muitas dificuldades para conseguir extrair o melhor desempenho da sua equipe.
A comunicação pode acontecer de diversas maneiras, como por aplicativos, telefone, e-mail ou até pessoalmente. O que importa mesmo é que você esteja sempre atento a tudo o que está acontecendo na empresa e que não deixe de alinhar o seu time de profissionais aos objetivos estratégicos.
Se a sua equipe é bem grande, é interessante firmar uma parceria com o setor de comunicação interna da corporação e pedir auxílio para desenvolver ferramentas exclusivas para a Tecnologia da Informação.
Adote indicadores para o acompanhamento das ações
O ideal é listar quais são os índices que você deseja alcançar, mas é preciso fazer isso usando métodos bastante fáceis e rápidos de serem identificados. Uma ótima seleção de indicadores vai ser muito importante para mostrar o quanto foi possível evoluir em um processo, serviço ou projeto.
Faça uma análise periódica desses índices e tenha condições de atuar rapidamente para fazer as correções de rotas necessárias. Porém, lembre-se de ter bastante cuidado para não definir indicadores demais — caso contrário, poderá deixar de lado o acompanhamento rotineiro.
Invista em uma infraestrutura de primeira
A infraestrutura e as ferramentas oferecidas pela empresa aos seus funcionários influenciam muito nos índices de produtividade dos times. Por essa razão, é importante apresentar condições adequadas para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, sobretudo em áreas de alta complexidade técnica, como TI.
Vale lembrar que as novidades tecnológicas precisam ser adotadas, uma vez que melhoram o desempenho geral e são uma forma de valorizar o capital humano, destinando os colaboradores a tarefas importantes e necessárias, explorando as potencialidades dos times.
Planeje reuniões periódicas de alinhamento
Em muitos empreendimentos, os times de TI acabam ficando mais distantes do restante das organizações. Há casos em que essas equipes estão situadas em prédios separados, por causa da necessidade de lidar com servidores e com equipamentos específicos.
Por isso, é muito fácil que essas equipes não estejam totalmente alinhadas aos objetivos estratégicos. Assim, o papel do gestor se torna crucial para que isso não ocorra.
É fundamental estabelecer um cronograma de reuniões, que sejam preferencialmente semanais. Tais encontros são imprescindíveis para repassar as atividades mais relevantes da semana e avaliar o que foi feito no período anterior.
Promova a capacitação contínua da equipe
A área de TI apresenta muitas novidades todos os dias. Nem sempre os colaboradores são capazes de aplicar as práticas mais eficazes no dia a dia, simplesmente porque estão completamente envolvidos na rotina do negócio.
O papel do líder é fundamental nesse sentido, tanto para incentivar a equipe a buscar conhecimento, quanto para proporcionar cursos, treinamentos e palestras com os profissionais mais renomados do setor.
Motive a sua equipe
Além de dar ótimos exemplos, é fundamental manter o time motivado. Isso não que dizer que é preciso ficar elogiando o trabalho de cada um o tempo todo, mas sim defender os interesses dos profissionais, incentivando-os sempre que mostrarem serviços de qualidade.
Quando alguma tarefa for feita de maneira errada, por exemplo, é importante demonstrar e explicar como ela poderia ter sido feita, além, é claro, de mostrar quais são os benefícios de fazê-la da forma adequada.
Lembre-se de que é preciso fazer isso com um tom amigável, jamais assumindo uma postura de superior ao colaborador. É essencial praticar a empatia para motivar a sua equipe.
Cuide do ambiente de trabalho
Formado basicamente por inúmeros servidores, computadores grandes e cabos por todos os lados, o ambiente de trabalho de um time de TI tende a ser bem mais sisudo quando comparado aos demais setores.
É claro que isso faz uma diferença muito grande na produtividade dos profissionais. Por isso, para melhorar o ambiente de trabalho na empresa, é fundamental investir em computadores menores e em um mobiliário mais leve, além de contar com uma iluminação mais eficiente.
Ao fazer isso, você acaba criando um ambiente mais confortável para os funcionários e mais favorável ao desenvolvimento dos projetos.
Ofereça feedbacks constantes
Um hábito bastante negativo que muitos líderes acabam cultivando é o de dar feedbacks para o time apenas quando surge algum problema, ou então quando o desempenho está inferior ao desejado. Isso é um erro bem grave, que acaba desmotivando a equipe e tirando a credibilidade do gestor.
Os feedbacks precisam ser oferecidos de forma constante, independentemente do resultado do trabalho. O mais indicado é fazer, a cada semestre, algumas avaliações de desempenho junto a cada colaborador da empresa.
A dica é criar um relatório sobre cada membro do time de forma individual, destacando todos os seus pontos positivos e também os que você considera que precisam melhorar. Lembre-se, ainda, de sugerir cursos e atividades para que os profissionais possam aprimorar os aspectos que estão com um desempenho baixo.
Além de um planejamento estratégico, uma excelente gestão de equipe em TI é fundamental para atender às demandas do negócio. É imprescindível que o gestor procure sempre por novas tecnologias e defina bons indicadores para acompanhar as ações. Seguindo essas dicas, o setor de TI vai estar sempre pronto para dar o apoio necessário à empresa, garantindo, assim uma maior competitividade e sustentabilidade para a organização.
Ficou interessado e quer garantir a otimização na gestão de equipe em TI? Então, entre em contato e descubra como a Datum pode ajudar a sua empresa!