O Geofence é uma tecnologia que possibilita enviar notificações e mensagens para o usuário de um determinado aplicativo, de acordo com a sua geolocalização.
Oferecendo um exemplo leigo, é como quando você passa por um estabelecimento com o GPS ligado, e recebe uma notificação do Google Maps perguntando o que achou daquele local.
Isso ocorre justamente pelo Geofence, que pode ser utilizado para auxiliar no crescimento de negócios e promover um aumento nas vendas de produtos e serviços. Por isso, os profissionais de TI e gestores devem saber como ele funciona.
Veja mais sobre essa tendência e tire as suas dúvidas, neste post!
Como funciona o Geofence?
O Geofence utiliza algumas tecnologias combinadas para oferecer a possibilidade de enviar as notificações para o aplicativo do usuário. São elas:
- RFID (identificação de radiofrequência);
- GPS (sistema de posicionamento global);
- antenas de celulares;
- sinal de Wi-Fi.
Assim, o sistema consegue identificar o posicionamento da pessoa. Quando ela passa no raio dos lugares indicados e previamente programados, pode-se configurar para que ela receba disparos em notificações via push, SMS e campanhas em redes sociais, entre outros.
Quais são os benefícios do uso do Geofence?
Quando utilizado de forma estratégica, o Geofence pode trazer uma série de benefícios para os negócios. É possível usá-lo na criação de campanhas de marketing melhor direcionadas, estimulando as pessoas a aproveitarem a presença no local para conhecer determinado espaço — por exemplo, receber uma mensagem com um cupom de desconto toda vez que passar próximo a um determinado restaurante.
O Geofence também auxilia nos processos logísticos. Isso porque, junto com outras tecnologias, ele permite enviar alertas para os colaboradores — em conjunto com outros sistemas, ele pode, até mesmo, indicar um local de parada para descanso, seguindo a legislação vigente sobre o tema.
É possível usar a tecnologia para aumentar a eficiência nos atendimentos, permitindo acompanhar o histórico do cliente. Em alguns tipos de negócios, isso pode ser um grande diferencial, como em seguradoras de carros.
Por fim, o Geofence também pode ser utilizado para:
- redução de custos internos;
- aumento das vendas;
- aumento da fidelização do cliente;
- fornecimento de dados para sistema de CRM.
Quais são os cuidados necessários para utilizá-lo?
Como você pode perceber, podemos esbarrar em alguns dilemas e desafios aos quais precisamos estar atentos em relação ao seu uso — justamente, para não gerar um efeito oposto ou, ainda, causar problemas judiciais.
Entre alguns pontos que merecem a sua atenção, estão:
- a frequência das notificações e a forma como elas são feitas — isso pode afastar o cliente, em vez de aproximá-lo;
- os requisitos necessários para a sua empresa na adoção do Geofence;
- se as estratégias de coleta de dados estão de acordo com a legislação vigente (como a LGPD) — é interessante passar a estratégia de Geofence por uma equipe de compliance;
- a possibilidade de gerar as notificações também no modo passivo, quando o aplicativo está em segundo plano.
O Geofence é uma estratégia que tem ganhado bastante espaço, principalmente, por todo o seu potencial. Por isso, não deixe de estar atento para adotá-lo de forma segura e eficiente em sua empresa. Assim, é importante contar com bons parceiros para cuidar dos pontos que merecem atenção.
Nesse sentido, a Datum TI pode ajudar a criar um projeto personalizado para as demandas do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais com nossos consultores!