O sonho de toda a empresa é conquistar um lugar de referência na sua área de atuação. Para alcançar esta posição, são necessárias diferentes estratégias, sendo o investimento em employee experience e employer branding um dos mais importantes.
Constantemente, surgem novas estratégias para potencializar a experiência dos colaboradores, reter talentos e melhorar o ambiente de produção. Podemos dizer que assim nasceu o employee experience e employer branding, conceitos usados para tornar a jornada da pessoa colaboradora positiva e valorizar a marca empregadora.
Caso você já tenha tido contato com estes conceitos, esse será o momento para esclarecer qualquer dúvida que ainda possa existir. No entanto, se você nunca ouviu falar sobre eles, aproveite a leitura para se aprofundar no assunto e, quem sabe, aplicar na sua organização.
O que é Employee Experience?
Podemos definir este conceito como ações realizadas dentro das empresas para gerir maior bem-estar das pessoas colaboradoras. O employee experience cuida para que a vivência do funcionário seja positiva desde o primeiro contato com a empresa. Essa estratégia exige bastante comprometimento do negócio com a satisfação do cliente interno.
Peter Druker, conhecido por ser o pai da administração, por volta dos anos 2000, disse que “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Com isso, ele quis dizer que valores e princípios estampados dentro de uma empresa, não representam a cultura de uma organização por si só, e sim as ações e comportamentos de cada indivíduo dentro dela.
A partir da reflexão, compreendemos que é necessário investir em ações para impactar positivamente a experiência de colaboradores, mas fica a questão: como fazer isso?
Práticas de Employee Experience
Muitas instituições tem interesse em proporcionar boas experiências aos seus colaboradores, mas não sabem por onde começar. Por isso, trouxemos alguns exemplos de iniciativas que podem ser colocadas em práticas no dia a dia:
Bons canais de comunicação
Desde o início da pandemia, muitas empresas aderiram ao modelo de trabalho remoto, modificando a forma que as pessoas se comunicavam até então. Diante disso, construir uma boa comunicação interna é fundamental garantir a qualidade da produção do trabalho de todos os colaboradores.
A boa comunicação entre as pessoas da empresa contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos de maneira clara e objetiva. Quanto mais envolvidas e bem informadas as pessoas da sua empresa estiverem, mais empenhadas elas estarão para realizar as suas atividades.
Ações de Gift-works
Qual é o preço pelo reconhecimento de um trabalho bem feito?
O Instituto Great Place To Work (GPTW), criou o conceito de Gift-works – que em tradução livre significa presentear no trabalho – que se baseia em nove pilares: contratar e receber, inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, celebrar e compartilhar.
De forma resumida, uma empresa que estimula a prática deste conceito, não se refere necessariamente a troca de presentes físicos, mas gentilezas sinceras e constantes entre as pessoas que trabalham na mesma organização. Estes “presentes” engajam, acolhem e fazem com todos se sintam valorizados.
Incentivo a saúde física e mental
Empresas que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores podem investir em sua saúde. Na Datum, por exemplo, construímos o programa +Felicidade, uma iniciativa que nasceu para cuidar da saúde mental e física dos nossos colaboradores.
A partir disso, firmamos uma parceria com a plataforma Gympass que oferece diferentes planos com desconto para que os colaboradores possam fazer alguma atividade física, além de implementar a Ginástica Laboral, duas vezes por semana.
Não sendo o bastante, optamos por oferecer weeklys sobre educação financeira, nutricional e psicológica. A cada quinze dias os colaboradores tem um encontro marcado com os especialistas das áreas onde podem esclarecer suas dúvidas.
Liderança inspiradora
Líderes que trazem consigo energia, paixão, comprometimento e conexão com o negócio, automaticamente, inspiram seus liderados. São essas pessoas que serão lembradas ao falar em inspiração no trabalho.
Como o próprio nome sugere, a liderança inspiradora acontece quando líderes são capazes de incentivar seus colaboradores a desempenhar suas funções com excelência. Eles conseguem construir ambientes de trabalho saudáveis, evidenciar os pontos fortes da equipe, promover melhorias constantes e aumentar o rendimento da organização.
O que é Employer Branding?
Empresas que possuem uma marca empregadora forte e consolidada conseguem engajar seus colaboradores e fazer com que eles se sintam valorizados. Quando falamos em employer branding, ressaltamos a importância de criar um lugar diferenciado de trabalho e deixar a empresa cativante para atrair e manter talentos.
Portanto, este conceito trata da reputação da marca empregadora, sobre ser ou não, um bom lugar para trabalhar. Quanto mais forte for o employer branding, mais atenção a empresa receberá dos profissionais do mercado.
Qual é a importância de Employer Branding?
Por mais que a área de recursos humanos seja responsável por gerar ações de encantamento para os colaboradores, a construção de uma marca forte é responsabilidade de todas as pessoas que fazem parte da organização.
Podemos afirmar então que uma estratégia de employer branding bem executada faz com que os colaboradores enxerguem a empresa como uma ótima opção para sua carreira — sendo uma oportunidade para se desenvolverem profissionalmente e se sentirem valorizados(as). Isso faz com que pessoas talentosas se candidatem as vagas disponíveis na organização e os atuais colaboradores se empenhem ao máximo para permanecerem no time.
No entanto, é importante saber que esta estratégia é um projeto de longo prazo. Portanto, os resultados não aparecerão do dia para a noite. E, para que a implementação seja bem-sucedida, os valores que sustentam o negócio devem estar bastante claros e definidos.
Estratégias de Employer Branding
Por mais que a empresa saiba o que busca alcançar com estratégias de employer branding, não existe apenas um caminho a seguir para atingir estas metas. Confira então algumas dicas de como colocar em prática:
- desenvolvimento de lideranças;
- pesquisas de clima organizacional;
- fortalecimento da cultura da empresa;
- estruturação de planos de carreira;
- estabelecimento de programas de bem-estar;
- criação de políticas de marketing de incentivos;
- oferecimento de programas de treinamento;
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre estes dois conceitos, você saberia dizer se a sua empresa está investindo em ações de employee experience e employer branding?
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Para continuar nos acompanhando, basta nos seguir nas redes sociais.