O sonho de toda a empresa é ter funcionários que estejam engajados com a proposta de valor de negócio. Dessa forma, investir em Employer Branding se torna fundamental para a construção e a manutenção da imagem positiva da empresa, já que a estratégia coloca os colaboradores no centro do negócio.
“É desafiador incentivar pessoas, mas ao mesmo tempo é muito recompensador quando você as vê ganhando novas responsabilidades, crescendo e se desenvolvendo “explica a Talent Experience Leader da Datum, Graziela Santin.
Recentemente, ela recebeu um reconhecimento muito especial pela Feedz, como uma das 100 pessoas que inspiram outras pessoas. Para celebrar este momento tão bacana, realizamos uma entrevista para entender mais sobre sua atuação aqui na Datum e sua paixão por pessoas.
A Grazi (como é conhecida aqui na Datum), possui 8 anos de experiência na área de Recursos Humanos (RH), e veio para o planeta roxo com o objetivo de cuidar das pessoas e trazer ainda mais desenvolvimento, empatia e compaixão para o dia a dia dos colaboradores.
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Gostar de pessoas, será que é assim tão simples?
Para iniciar nossa conversa, questionamos como sua paixão por pessoas estava atribuída ao reconhecimento da Feedz, e ela trouxe reflexões importantes sobre esta área, onde falou sobre muitos profissionais dizerem que gostam de pessoas sem entender ao certo o quão complexo é isso.
“Gostar de pessoas não significa gostar só de quem está perto da gente, seja nossa família ou amigos, porque é bastante “fácil”, afinal na maioria das vezes escolhemos aquelas pessoas para estarem por perto. Eu acredito que, na verdade, essa frase significa estar perto e lidar no dia a dia com pessoas que tem características diferentes das suas.”
Ela ainda complementa sobre o quanto é normal não nos identificarmos com todas as pessoas, afinal somos diferentes. “Penso que quando falamos sobre gostar de pessoas é muito mais sobre isso: não julgar essas características diferentes, mas trabalhar com elas num lugar de empatia e compaixão.”
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Bagagem cheia de histórias
A Grazi chegou na Datum com sua bagagem cheia de histórias de outros lugares que passou. Com uma ampla experiência no ramo de Hotelaria, ela conta que foi neste ambiente – segundo ela, já de muito cuidado com os outros – que ela teve o primeiro contato com a área de Recursos Humanos.
Ela sempre carregou uma admiração muito grande por pessoas, onde amava acompanhar suas histórias e ajudá-las a chegar mais próximo de suas metas. Perguntamos então o que mais a encantava no universo do RH.
“Conhecer as pessoas e suas histórias! Não apenas o lado profissional, mas suas histórias de vida, porque isso reflete na forma que elas levam suas vidas e suas opiniões. Conhecer o seu passado é essencial para entendê-las” aponta.
Para ela um dos principais papeis do gestor é incentivar sua equipe em seu desenvolvimento, ajudar a alcançar seus sonhos e conquistar autonomia. Em nosso bate-papo ela falou que enxerga este papel como aquela famosa frase que crescemos ouvindo, “criamos os filhos para o mundo”, sabe?
“Desenvolver os profissionais para o mundo, para novas oportunidades e desafios. Você pensa “eu não gostaria que a pessoa fosse embora”, mas eu entendo e fico feliz que seja bom para ela. A gente fica feliz pelo voo do outro” contextualiza.
Endomarketing: entregando experiências
Na Datum, gostamos de pensar que utilizamos nosso “pó de fada” – como já diria o grandessíssimo, Walt Disney – para encantar nossos colaboradores. Nos esforçamos muito para entregar experiências únicas e fazer com que todas as pessoas se sintam pertencentes ao planeta roxo desde o primeiro contato (Employer Branding).
Para a líder de Talent Experience, uma das maiores recompensas de pensar, planejar e realizar ações de endomarketing dentro da empresa, é saber o quanto um gesto pode impactar a vida das pessoas.
“Acho que a maior lição é ver as pessoas felizes em se sentirem especiais, acolhidas e pertencentes a um espaço. É ótimo perceber que as pessoas se sentem vistas, mesmo à distância. No remoto, às vezes, é difícil aparecer esse trabalho” explica.
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Retenção e encantamento de pessoas
Através de um esforço diário envolvendo muito acompanhamento interno e também ações de engajamento, conseguimos colaboradores que dão sentido ao Employer Branding e “vestem a camisa da empresa” e ajudam a disseminar a marca Datum, de acordo com a líder, Graziela Santin. Se tivermos a “máquina” funcionando do jeito que é pra funcionar todas as outras áreas crescerão juntas.
Segundo ela, o próprio programa de recomendação da Datum (RecomenDatum), só acontece porque os colaboradores realmente acreditam no que estamos fazendo aqui dentro. A nota de 4,8 do planeta roxo no Glassdoor é outro reflexo das iniciativas realizadas aqui dentro todos os dias, bem como o Rock Leader, Datum Academy, entre outras.
“Nós temos problemas? Claro que sim, como qualquer outro lugar. Aqui os problemas existem e sempre vão existir porque é uma empresa feita de pessoas e pessoas erram, normal. Mas a forma que lidamos com isso é o que realmente faz a diferença” finaliza.
Para ela, o grande diferencial da Datum são as pessoas. Grazi complementa que além de vender nossas iniciativas – que não são poucas – quando as pessoas iniciam sua trajetória conosco, elas compram uma ideia que realmente acontece: elas se sentem pertencentes, incentivadas a se desenvolver, respeitadas e acolhidas.
Gostou do nosso bate-papo sobre Employer Branding com a Talent Experience Leader, Graziela Santin? Nós aproveitamos a conversa para nos inspirar e esperamos que você também. Para receber novos conteúdos do planeta roxo, basta seguir nossas redes sociais.