Se você acessou as redes sociais nas últimas semanas, é bem provável que tenha se deparado com uma avalanche de conteúdos a respeito da nova gíria de geração que circula entre os jovens.
A expressão ‘cringe” deu início ao embate entre Millennials e Geração Z. De um lado, encontram-se os adultos que falam “boletos” ao invés de contas, são fãs de calça skinny e Harry Potter e adoram tomar café da manhã. Do outro, estão os mais novos, que acham tudo isso vergonhoso, são reféns das dancinhas do TikTok, adeptos da calça de cintura baixa e estão sempre antenados aos seriados do momento.
Brincadeiras à parte, a palavra da língua inglesa, corresponde a tudo que é vergonhoso ou vexatório, sendo usada, principalmente, pela Geração Z para apontar hábitos ou gostos da geração anterior que são tidas como “mico”.
O termo ficou tão famoso, que ele não sai da boca das pessoas, ou melhor, de suas redes sociais. Isso é o que demonstra a pesquisa realizada pela empresa especializada em soluções para relações públicas e marketing, Knewin, que identificou 43 mil menções da expressão no Twitter.
A temática foi tão abordada que fez muitas pessoas se questionarem a qual grupo pertencem. Pensando nisso, vamos esclarecer todas as dúvidas que ainda podem estar pairando sobre o assunto.
Descobrindo em qual geração você se encaixa
Para entender de qual lado você está nessa batalha, é importante ressaltar que os Millennials e a Geração Z, não foram as primeiras a receberem nomes por suas características. Isso já havia acontecido antes com o objetivo de organizar a população baseado no ano de nascimento. A partir disso, foram analisados os valores, a economia e as formas de se relacionar em comum entre as pessoas desses grupos.
Dito isto, existe um consenso mundial a respeito da existência de quatro gerações: Baby Boomers, X, Y (ou Millenials) e Z. Sendo assim, para facilitar o entendimento, vamos fazer uma rápida viagem no tempo para explicar como elas funcionam, certo?
Baby Boomers
Conforme o nome sugere, os nascidos entre 1945 e 1964, são chamados dessa forma por conta da alta de nascimentos (Boom) após a Segunda Guerra Mundial. Eles têm como principal característica, a valorização ao trabalho e a família e seu principal objetivo era a estabilidade financeira, talvez porque seus pais perderam quase tudo na guerra.
Geração X
A principal característica dos nascidos entre 1965 e 1979, está na sede pelo conhecimento e a busca pelo seu propósito. Eles tinham como missão encontrar sua individualidade, sem perder sua identidade ao conviver em grupo.
Millennials
Com pouca preocupação com uma carreira sólida, os nascidos entre 1980 e 1995, são apaixonados por tecnologia, visto que presenciaram todos os avanços da área. Essas pessoas estão mais preocupadas em sentirem-se realizadas profissionalmente, do que com o seu ganho financeiro. Eles são conhecidos por serem a geração da selfie, das redes sociais, da diversidade e globalização.
Geração Z
Trazendo a tecnologia do berço,os novatosde 1996 até 2015, são ecologicamente conscientes e estão sempre em busca de inovações. Uma liderança autoritária simplesmente não se encaixa com o seu modelo de trabalho, afinal eles optam por ambientes mais flexíveis que permitam desenvolver sua criatividade e, de preferência, que isso possa ser feito em qualquer lugar do mundo.
Millennials e Geração Z: imersos na tecnologia
Quando o assunto é tecnologia, os dois grupos se relacionam muito bem com ela, porém eles possuem diferentes necessidades e gostos. Enquanto os mais velhos nasceram no início dessa nova era, a geração mais nova veio ao mundo em um cenário tecnológico.
De acordo com o estudo feito pela World Economic Forum, eles possuem comportamentos similares quanto à presença nas redes sociais, visto que os Millenials ficam online em média de 2 horas e 38 minutos e a Geração Z, 2 horas e 55 minutos, no mais as redes sociais utilizadas por eles são diferentes.
Conhecidos por se aventurarem pelo Tumblr e MySpace, agora os mais velhos utilizam Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. Em contrapartida, os jovens preferem plataformas que privilegiem o vídeo, como o Instagram, Youtube e Tik Tok. O Youtube é bastante utilizado pelos dois grupos, no entanto, quando se trata de aprendizagem a nova geração ganha destaque, pois utiliza a ferramenta como um canal de pesquisas.
Outro exemplo da diferença de comportamento entre as duas gerações, está no fato dos Millenials apreciarem conteúdos mais longos, como por exemplo, podcasts e vídeos mais detalhados, enquanto a Geração Z, assiste vídeo de forma rápida e curta, como no TikTok ou os stories do Instagram, pois logo perdem o interesse.
Em uma pesquisa de múltiplas fontes realizada pela BrainBoxol, com o objetivo de mapear as principais estatísticas referente ao uso da tecnologia pelas duas gerações, os mais antigos demonstram maior interesse por tablets e smartphones, enquanto os mais novos preferem tecnologia vestível — aqui vale roupas e óculos, tudo para tornar o ambiente virtual mais imersivo — e softwares de realidade aumentada — onde o mundo real é capturado através de uma câmera.
Agora que você sabe mais detalhes sobre as gerações, é fácil indicar em qual você se encaixa, não é mesmo? Independentemente disso, é importante reforçar que é normal que algumas pessoas também se identifiquem com comportamentos de outros grupos, afinal, somos diversos.
Por isso, não estranhe se você for considerado ‘cringe’ por algum hábito ou gosto, mas na verdade fizer parte da Geração Z, ou se você for fã das trends do TikTok e ainda assim, for um orgulhoso Millennial. As diferenças existem para que possamos nos complementar.