O tempo de uma TI setorizada, sem integração entre as diferentes áreas, terminou. Cada vez mais, a integração de processos se faz necessária — até mesmo, para viabilizar a possibilidade de maior agilidade e precisão, culminando em um setor de tecnologia otimizado. Neste contexto, você, provavelmente, viu o surgimento e a maturação do DevOps. Agora, é o momento de avançar mais um passo: conheça o DevSecOps.
Afinal, os cuidados com segurança são cada vez mais necessários para termos desenvolvimentos seguros e com menores chances de erro. Por isso, é fundamental que você conheça esse conceito e tire as suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
O que é DevSecOps?
Para que entenda melhor o termo, começaremos explicando o que é DevSecOps. Essa é uma derivação que tenta avançar no conceito de DevOps, que seria a integração de atividades de Desenvolvimento (Devs) e Operações (Ops).
Ele permite, assim, o desenvolvimento feito de forma mais ágil, com a ação conjunta de duas áreas que, historicamente, atuavam de forma separada. Atualmente, enquanto um desenvolve, o outro testa, sendo possível ter melhoras necessárias já de imediato e com maior alinhamento.
O DevSecOps introduz um novo elemento importante: a segurança. Assim, é a sigla para Development, Security e Operations.
A segurança se faz presente nessa integração entre os dois setores e complementa ainda mais as estratégias aplicadas. Ou seja, o desenvolvimento e as operações atuam já com premissas de segurança desde o início, em integração com os times de security.
Desta forma, o DevSecOps atua por meio de 4 princípios importantes:
- confiabilidade;
- repetibilidade;
- rastreabilidade;
- mínima ou nenhuma intervenção manual.
Quais são os componentes do DevSecOps?
Diante disso, quais são os elementos que constituem o DevSecOps? Saber essa informação permite uma adoção mais consistente e orientada para melhores resultados.
Por isso, vamos trazer, a seguir, quais são os principais componentes para que você identifique o que precisa ser alterado em sua empresa para sua implementação. São eles:
- análise de código;
- monitoramento contínuo;
- conformidade;
- investigação de ameaças;
- integração contínua e entrega contínua (CI/CD);
- infraestrutura como código;
- uso de microsserviços;
- comunicação facilitada entre os membros;
- automatização de processos e de testes;
- treinamento de segurança.
Quais são os principais benefícios do DevSecOps?
A adoção do DevSecOps é um avanço significativo para quem já adota estratégias de DevOps. Afinal, como você deve se lembrar, esse é o modelo adotado para trazer uma TI mais moderna e eficiente, orientada para as transformações digitais.
Por isso, é altamente vantajoso começar o processo de adaptação ao outro nível. Veja, a seguir, as principais vantagens.
Segurança aprimorada
Quando as preocupações com segurança já estão presentes desde o início do desenvolvimento e das operações, atuando de forma integrada com esses outros dois setores, é possível garantir maior eficiência na adoção de protocolos de segurança e, assim, ter uma proteção aprimorada para as soluções.
Correção mais ágil de vulnerabilidades de segurança
Como os profissionais de segurança estão atuando de forma conjunta com os times de desenvolvimento e operações, torna-se muito mais fácil identificar eventuais falhas e pontos de vulnerabilidade.
Isso porque os testes vão sendo realizados ao longo dos processos, e as correções acontecem praticamente em tempo real. Com isso, reduz-se as chances de problemas causados por uma má administração e erros.
Maior velocidade e agilidade
Com a integração contínua e os processos acontecendo de forma simultânea, toda a ação ocorre de forma muito mais ágil e eficiente.
Os testes são realizados e os erros corrigidos ao longo do processo, de forma que o produto finalizado chegue mais rapidamente, sem falhas, nas mãos do cliente. Além disso, os processos de automação aqui utilizados são grandes aliados.
Automação compatível
Cada vez mais, os processos de desenvolvimento e operações — e, inclusive, a adoção de protocolos de segurança — precisam passar por ações de automação.
Por exemplo, os testes de segurança podem ser feitos de forma integrada aos testes automatizados de operações e, assim, continuar utilizando processos de integração contínua.
Processo adaptativo
O modelo de DevSecOps permite ter processos adaptativos mais eficientes, de forma que qualquer mudança necessária de percurso possa ser realizada rapidamente, realizando alterações nos modelos existentes. Dessa forma, há um maior alinhamento com o desenvolvimento moderno.
Além disso, ele permite que a segurança seja implementada de forma consistente em todo o ambiente, proporcionando uma adoção mais madura e permitindo mudanças de rotas quando necessário, mantendo a produtividade em alta.
Quais são as melhores práticas de DevSecOps?
Diante de tudo o que falamos, como é possível garantir um DevSecOps realmente eficiente? Confira, a seguir, as melhores práticas:
- defina o que é prioridade de segurança — ou seja, o que deve ser preservado em sua infraestrutura;
- defina os níveis de segurança entre serviços — essa é uma parte importante, principalmente, porque muitos serviços utilizam integrações diversas, além da necessidade de estar atento ao uso de APIs no sistema;
- acompanhe a segurança — esse monitoramento precisa ser realizado de forma contínua para que eventuais falhas sejam diagnosticadas precocemente (pode-se contar, por exemplo, com ferramentas que realizem verificações e testes de invasão);
- analise como implementar medidas de segurança, partindo dos acessos — por exemplo, a adoção de medidas de dois fatores, camadas de segurança, níveis de acesso e criptografia de dados, entre outros, podem ser fundamentais para minimizar eventuais riscos;
- implemente otimização contínua — a adoção de protocolos de segurança é feita de forma contínua e com aprimoramento constante, já que novos desafios exigem atualizações e modificações nos protocolos de segurança.
Como garantir ainda mais segurança dentro do contexto DevSecOps?
Algumas medidas podem ser importantes para trazer ainda mais segurança dentro do contexto de DevSecOps. Conheça as principais:
- uso e desenvolvimento de ferramentas orientadas para o DevSecOps;
- realização de mudanças culturais na empresa, e não apenas de estrutura;
- monitoramento e treinamento dos times, sempre que necessário;
- oferta de espaços de diálogo e troca de informações entre os times.
O DevSecOps é cada vez mais necessário nos ambientes de tecnologia. Afinal, com as legislações atuais atuando incisivamente para a proteção de dados, é fundamental que os negócios se respaldem no dia a dia. Por isso, é importante que os gestores passem a conhecer mais sobre o tema.
Se você gostou deste post, compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que ele chegue a mais lideranças de TI!