A cultura da inovação é crucial para o sucesso das empresas em uma economia moderna, compartilhada e conectada nos mais variados sentidos. Para que a inovação seja uma realidade em seu setor ou em todo o seu empreendimento, existem questões que não podem ser ignoradas.
Por conta dessas questões que exploraremos mais adiante, é importante sempre dar muita atenção para as novidades que aparecem constantemente e pesquisar outras maneiras de otimização dos mais diversos processos. Com a inovação das práticas, inova-se o comportamento dos colaboradores, do setor e, por fim, de toda a empresa.
Se a sua companhia ainda não tem uma cultura da inovação, é melhor começar a se preocupar. Para ajudar você nessa tarefa, este artigo mostrará a importância desse tipo de cultura e como desenvolvê-la da melhor maneira possível. Boa leitura!
O que é a cultura da inovação?
A inovação é uma estratégia, e inovar significa ser capaz realizar coisas novas, aprimorar ou atualizar produtos e processos visando melhorias relacionadas à produtividade, à competitividade e ao crescimento.
Não há dúvidas de que se trata de um conjunto de técnicas complexo, usado para identificar possibilidades, desenvolver soluções, implementar mudanças nos processos internos e testar os resultados obtidos em clientes potenciais.
Muita energia precisa ser dedicada para ter certeza de que as ideias iniciais são transformadas em realidade comercial. Por isso, é importante considerar a cultura da inovação como parte da estratégia global do negócio.
Dessa forma, todas as áreas saberão quais são os objetivos esperados, sendo capazes de contribuir mais e melhor na busca por soluções inteligentes.
Dicas para implementar a cultura da inovação
Para ajudar você nisso, trazemos, na sequência, o que consideramos como as 6 principais dicas para implementar a cultura de inovação em sua empresa:
- Alinhe os valores da empresa com os objetivos dos colaboradores
- Diversifique as equipes de trabalho e facilite as suas capacidades
- Incentive o uso de tendências tecnológicas e ideias inovadoras
- Seja transparente
- Ofereça um ambiente inovador
- Empodere os colaboradores e parceiros externos
1. Alinhe os valores da empresa com os objetivos dos colaboradores
A cultura da inovação não é fruto de um único indivíduo, por isso, as lideranças precisam abrir espaço para que os colaboradores possam ter ideias e criar soluções — embora seja aconselhado estar atento às responsabilidades compartilhadas pelos colaboradores no que diz respeito à análise de problemas e ao foco na inovação.
Dessa forma, alinhar os valores que a empresa deseja reproduzir com os objetivos que os colaboradores perseguem é um bom passo para uma cultura de otimização de processos em uma organização.
Para isso, todos os envolvidos precisam estar alinhados sobre as suas funções e o poder que têm para testar e modificar os modelos praticados em prol da otimização.
2. Diversifique as equipes de trabalho e facilite as suas capacidades
As pessoas são o alicerce para se construir uma base de talentos capaz de ser um catalisador para a criação de mais valor e qualidade para os produtos oferecidos.
Empresas que investem em sua cultura organizacional atraem profissionais diferenciados, cuja motivação está ligada às oportunidades presentes nas novas formas de negócio e nos modelos mentais robustos necessários para enfrentar as ameaças do mercado globalizado.
É por esse motivo que as empresas têm investido mais em uma captação de talentos mais humanizada e pertinente a um mercado extremamente inovador e repleto de urgências. Assim, elas conseguem realizar as otimizações requeridas pelos clientes, cada vez mais exigentes.
3. Incentive tendências tecnológicas e ideias inovadoras
Quem inova precisa pensar “fora da caixa”, como é popularmente dito. Inovar significa mudança, que pode gerar muito medo naqueles que não estão preparados. O problema é quando esse sentimento é alimentado pelo status quo, impedindo qualquer tipo de evolução dos elementos internos da empresa.
É importante, então, termos um olhar crítico sobre a manutenção dessa postura negativa quanto às mudanças externas, pois ela limitaria as perspectivas e fecharia todo o espaço para novas ideias dentro da organização. Por isso, é importante fomentar uma visão aberta às tendências tecnológicas de outros setores.
Inspire-se nas soluções encontradas por concorrentes e promova discussões dinâmicas, envolvendo os seus profissionais e especialistas. Nesse sentido, não se esqueça da diversificação, buscando pessoas com visões distintas sobre as suas infraestruturas.
4. Seja transparente
As empresas precisam não apenas ter clareza dos seus objetivos a longo prazo, como também compartilhá-los com os colaboradores, para facilitar na identificação daquele que esteja se afastado de tais metas.
Cuidar da transparência na gestão de uma empresa é um grande desafio. As maiores organizações são aquelas que apresentam o melhor relacionamento com os seus clientes, parceiros e colaboradores.
Contudo, ser transparente não significa contar todos os detalhes para todo mundo. A transparência tem que existir na cultura da sua organização, entre as pessoas que trabalham nela e nas atitudes de cada indivíduo.
5. Ofereça um ambiente inovador
Verificar o quanto a inovação está presente em uma empresa é uma tarefa extremamente fácil. Basta analisar as suas instalações: além de oferecer os espaços adequados para cada equipe e obter a melhor produtividade possível, precisam ser ambientes propícios ao pensamento diferenciado.
Para quem tem pouco espaço disponível na sede da organização, a dica é investir no material usado nas salas. Em vez do tradicional carpete e das paredes de tom pastel, uma boa pedida são os revestimentos vinilizados, nos quais podem ser inseridos gráficos personalizados para inspirar seus colaboradores diariamente!
6. Empodere os colaboradores e parceiros externos
O “empowerment” é uma cultura cada vez mais presente nas maiores e mais modernas corporações do mundo. Esse é um processo de educar e treinar os colaboradores para que sejam capazes de assumir o controle de suas tarefas, criando, assim, uma cultura empreendedora e inovadora.
Uma das principais barreiras para a implementação do empowerment são aqueles que estão no comando: muitos líderes acreditam que delegar atribuições significa perder o controle sobre as coisas.
No entanto, o verdadeiro objetivo desse empoderamento não é simplesmente reduzir os custos por meio da automatização dos processos, mas melhorá-los por meio do aprendizado constante na organização, resultando na otimização desses mesmos processos.
Como vimos, a cultura da inovação pode trazer muito mais valor para as organizações, otimizando processos e rompendo com práticas já superadas. Durante este conteúdo, exploramos as melhores práticas para quem se preocupa em oferecer um serviço ou produto otimizado para o cliente, promovendo mais saúde para os negócios.
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