Desde que nascemos, buscamos nos sentir pertences aos espaços que habitamos: escola, grupo de amigos, ambiente familiar, relações amorosas, faculdade e no trabalho não seria diferente. Sentir-se inserido, respeitado e acolhido, é essencial para garantir o bem estar e também a motivação das pessoas. Leia o artigo completo e descubra como manter o senso de pertencimento em equipes remotas.
Sabendo que somos seres sociais, que não vivem e/ou se desenvolvem sozinhos, o psicólogo norte-americano Abraham Maslow, definiu a partir de seus estudos que as pessoas têm necessidade de pertencer a um grupo, amarem aos outros e ser amados, o que conhecemos como a necessidade de pertencimento. Sem isso a sua autoestima não se desenvolveria adequadamente.
Neste blogpost você encontrará os tópicos abaixo:
- O que é senso de pertencimento;
- O que a pirâmide de Maslow nos ensina sobre senso de pertencimento;
- 5 dicas de como incentivar o senso de pertencimento em equipes remotas.
O que é senso de pertencimento?
O senso de pertencimento é o quanto as pessoas se sentem pertencentes a um determinado ambiente. Nas organizações, quando os colaboradores estão integrados à cultura da empresa, se identificando com os processos e por dentro dos rumos do negócio, mais eles assumirão um senso de pertencimento.
Podemos definir ainda que o senso de pertencimento está associado a uma ligação psicológica entre colaborador e empresa, onde a pessoa se vê como parte de uma comunidade. Isso faz com que ela não enxergue mais aquele ambiente como uma troca de serviços, mas torna-se um grupo social cuja a permanência faz sentido para ambos.
Um estudo realizado pela startup de desenvolvimento de liderança BetterUp, indica que pertencer ao local de trabalho se torna vital para o bem-estar dos colaboradores. Ainda de acordo com a pesquisa feita com 1.800 trabalhadores, é possível perceber que:
- Colaboradores que compartilham deste sentimento faltam por doença 75% menos do que aqueles que se sentem excluídos.
- Organizações que contam com pessoas que compartilham deste sentimento de pertencimento tem menor taxa de rotatividade;
- Esse sentimento oferece 56% de melhora no desempenho no trabalho com ganhos de US$ 52 milhões anuais, a cada 10 mil trabalhadores.
Além disso, o estudo identificou que, indivíduos que se sentiam altamente conectados a seus trabalhos, receberam o dobro do aumento e tinham 18 vezes mais chances de serem promovidos em um período de 6 meses, do que aqueles que se sentiam excluídos.
O que a pirâmide de Maslow nos ensina sobre senso de pertencimento?
Como mencionamos anteriormente, em 1950, surgiu o conceito da pirâmide de Maslow, cunhada pelo psicólogo Abraham Maslow, que tem como objetivo entender as necessidades humanas em uma hierarquia e compreender as motivações e os desejos das pessoas. Para ele, ao fazer isso, é possível acessar a força motivadora de cada indivíduo.
A pirâmide de Maslow pode ser aplicada dentro das empresas, onde lideranças compreendem o que motiva seus colaboradores e descobrem como fazer bom uso dessas informações para que todos funcionem como equipe.
Como funciona a pirâmide de Maslow?
Chamada de pirâmide de Maslow – ou a teoria da hierarquia das necessidades humanas – o conceito busca medir as necessidades de uma pessoa, baseada em formas hierárquicas, sendo o topo da pirâmide as realizações pessoais e a base as necessidades mais urgentes.
São cinco níveis de necessidades:
- Realização pessoal;
- Autoestima;
- Amor;
- Relacionamentos, segurança e fisiologia.
Compreenda abaixo como funciona cada nível e como esta pirâmide pode ser utilizada para manter o senso de pertencimento de equipes remotas:
Necessidades de segurança
Neste tópico, podemos relacionar as necessidades que envolvem segurança com abrigo e proteção. Exemplos disso são: segurança física, a segurança proporcionada pela família, a segurança da estabilidade financeira por meio de um trabalho etc.
Necessidades de amor e relacionamento
Esse nível já se torna mais complexo, pois essas necessidades estão ligadas ao senso de pertencimento e intimidade dos seres humanos, fatores decisivos para alcançar a felicidade. Através de boas relações, que geram afeto e amor, o indivíduo se mantém motivado.
Necessidade de estima
Quando a pessoa se sente estimado nos relacionamentos, ele consegue reconhecer suas próprias potencialidades. Normalmente, essa necessidade é atendida quando a pessoa recebe reconhecimento por suas conquistas e realizações.
Necessidade de realização pessoal
Este último tópico se trata do mais complexo, pois envolvem questões pessoais e profissionais. Elas são conquistadas ao atingir objetivos, como por exemplo alcançando uma promoção no trabalho, realizando sonhos e se sentindo pertencente aos espaços que ocupa.
A teoria da pirâmide de Maslow costuma ser bastante utilizada nas empresas, pois ajuda a manter colaboradores motivados. Com base neste conceito, as empresas conseguem pensar em benefícios que atendam às necessidades da pirâmide, como por exemplo oferecendo plano de carreia, benefícios justos, ambiente de trabalho saudável e favorável ao desenvolvimento profissional, momentos de lazer e descontração etc.
Ações práticas dentro de uma empresa:
- Necessidade fisiológica e de segurança: oferecer uma boa infraestrutura de trabalho, proporcionando equipamentos atualizados e com bom funcionamento em caso de trabalho em home office.
- Necessidade de amor e relacionamento: construa relacionamentos pautados na confiança, com trocas amigáveis e respeitosas.
- Necessidade de estima: incentiva a cultura de feedback, reforçando as qualidades do time, bonificando os bons resultados e oferecendo salários compatíveis.
- Necessidade de realização pessoal: oportunidade de escolha no modelo de trabalho (remoto, híbrido ou presencial), plano de carreira, bons benefícios etc.
5 dicas de como incentivar o senso de pertencimento em equipes remotas
Trouxemos algumas dicas que podem ser úteis caso você tenha interesse em saber como manter o senso de pertencimento em equipes remotas.
Boa infraestrutura de trabalho
Verifique se o time possui boas condições de trabalho, checando se cada indíviduo tem espaço adequado para realizar suas funções, com boa conexão com a internet e com equipamentos confortáveis. Contar com uma equipe de TI na empresa também é um ponto importante, pois isso irá ajudar a sanar eventuais problemas que colaboradores possam ter.
Alinhamento de valores e propósito
Invista em ações que promovam os valores e propósito da empresa para engajar colaboradores com a cultura organizacional do negócio. Isso pode ser feito através do endomarketing ou employer branding, tornando as pessoas embaixadoras da marca. Além disso, construir momentos de descontração através de happy hours é outra opção que torna o ambiente de trabalho mais leve e amigável.
Incentive e reconheça colaboradores
Reconheça sempre que as pessoas do time realizarem um trabalho de qualidade. O senso de pertencimento também é acionado quando a equipe percebe a importância da sua contribuição para o negócio. Estabeleça espaços de troca, onde os feedbacks são uma via de mão dupla para gestão e colaboradores, ouvindo e acolhendo colaboradores.
Zelar pela saúde mental e bem-estar físico
Ofereça um ambiente que promove atividades, investe em tecnologia ou adere a benefícios que permitem o cuidado com a saúde mental/física das pessoas do seu time. Na Datum, temos o programa +Felicidade que oferece weeklys temáticas (com profissionais de nutrição, psicologia e educação financeira), além de manter parcerias com Gympass, Zenklub e muito mais.
Valorize a diversidade, a equidade e inclusão
Valorizar a diversidade, a equidade e inclusão se torna essencial, pois somente por meio dela as pessoas podem se sentir mais felizes e seguras em seus trabalhos. Para fomentar estas práticas, é possível realizar parcerias com RH, formar equipes diversas, incentivar conversas pertinentes e engajar a alta liderança no debate.
O que achou das nossas dicas? Lembrou de mais alguma prática que não mencionamos? Fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários. Para acompanhar outros conteúdos como este, te convidamos a seguir nossas redes sociais.