Você sabe o que são commits? Fundamentais para que projetos de desenvolvimento de sistemas sejam bem executados, os commits ajudam o negócio a manter o código-fonte funcional e bem versionado. Assim, a empresa consegue otimizar as suas rotinas e ter mais segurança ao atualizar ou criar as suas aplicações.
Para te ajudar a entender o que são commits e como eles te ajudam a ter rotinas de desenvolvimento mais robustas, preparamos o texto a seguir. Confira em detalhes a importância desse procedimento a seguir!
O que são commits?
No ambiente de desenvolvimento de sistemas, os commits são utilizados para auxiliar o controle do versionamento e as modificações de sistemas. Nas soluções como o Git, por exemplo, o comando commit adiciona as alterações mais recentes do código-fonte ao repositório que é utilizado por todos os DEVs. Uma vez executado, portanto, a atualização do sistema se torna disponível para toda a equipe.
Todas modificações são salvas no log de commits. Isso dá mais segurança para a equipe no controle das modificações. Caso algum problema seja detectado após a nova versão ser submetida, ela poderá ser revertida facilmente.
Por que são tão importantes?
Todo processo de desenvolvimento de sistemas é um projeto complexo. Afinal de contas, ele envolve um grande número de equipes e profissionais. Nesse contexto, manter um rígido controle sobre tudo o que acontece no ambiente de TI é algo que demanda grande atenção dos líderes.
Para auxiliar na manutenção de um código-fonte robusto e sem grandes conflitos, sistemas como o Git ajudam negócios a ter uma visão ampla sobre cada modificação que é realizada no sistema. Todas as atualizações poderão ser testadas, validadas e integradas ao software sem impactos no dia a dia do usuário.
Nesse contexto, os commits são fundamentais para que a empresa tenha bom controle sobre o que acontece com as suas aplicações. Afinal de contas, ele é um passo básico para programadores submeterem as suas modificações e versionar o sistema com precisão. Isso traz ao fluxo de desenvolvimento benéficos como:
- melhor gestão de dados: a empresa terá um código-fonte versionado e que pode ser manipulado com baixo índice de conflitos;
- aumento de segurança: as equipes conseguirão identificar a origem de problemas com mais rapidez e evitar que vulnerabilidades apareçam na versão final do sistema;
- mais produtividade para as equipes: os times conseguirão atualizar os sistemas com rapidez e sem a necessidade de retrabalho caso algo dê errado.
Como utilizar commits no seu dia a dia?
Para integrar os commits no dia a dia da empresa é fundamental ter um bom sistema de versionamento. Ele dará ao negócio controle sobre as versões do código-fonte, evitando erros e conflitos. Além disso, o negócio também deve:
- treinar os times para que eles entendam o que são commits e com eles devem ser utilizados;
- instruir as equipes a comentarem, de maneira padronizada, o que cada modificação submetida faz e como ela interage com outras partes do software;
- realizar a implementação inicialmente em projetos pequenos, garantindo que os impactos negativos sejam baixos e possam ser corrigidos rapidamente.
Boas práticas de TI sempre devem ser empregadas nos processos de desenvolvimento de sistemas. Por isso, os negócios devem estar atentos ao uso de commits, afinal eles dão mais confiabilidade para a ferramenta final e tornam o fluxo de trabalho mais flexível e ágil.
Em outras palavras, saber o que são commits e como eles podem ajudar a empresa a ter rotinas mais funcionais é crucial para o sucesso de projetos de TI. Por isso não deixe de utilizar essa solução em seu dia a dia!
Gostou dessa dica? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e com a sua equipe!