Frutos da 4ª Revolução Industrial, as fintechs tem provocado mudanças de paradigmas em um mercado antes dominado por poucas marcas. Elas redesenharam a área de serviços financeiros, através de processos feitos inteiramente em tecnologia. O protagonista deste case é conhecido por ser destaque quando o assunto é soluções de pagamento ao redor do mundo.
Dentre tantas áreas existentes neste cliente, hoje vamos falar sobre a atuação da Datum apoiando o desenvolvimento de ferramentas globais para as frentes de atendimento ao cliente, sendo um dos princípios básicos, adequar estas tecnologias de acordo com as normas e necessidades de cada país de atuação.
As principais funções do software em questão está em emitir relatórios de pagamentos, realizar consultas de transações, permitir que pessoas usuárias solicitem suporte, chargeback das trasações, geração de link de pagamentos, pagamentos por QR Code (também considerado como Pix no Brasil) etc.
A squad responsável por manter a sustentação da tecnologia é composta por uma equipe multidisciplinar com Value Stream Lead, responsável por gerir a carreira das pessoas colaboradoras, Product Owner, um time de desenvolvedores Front-End e Back-End, QAs que ficam responsáveis, principalmente, por testes end-to-end, além de uma pessoa profissional de UX e DevOps.
Para a implementação e sustentação deste produto diferentes tecnologias são utilizadas:
- Frameworks Front-End, Back-End;
- Front-End com React (JavaScript e TypeScript);
- Implicação do conceito de micro front-end (features que atuam com bibliotecas geridas pelo Registry-Azure);
- Cypress;
- Back-End com Node.js;
- Conceitos de arquitetura em micro serviços e cloud.
Quando se fala em melhorias, a busca constante para resolver débitos técnicos é uma das mais presentes. Atualmente, a empresa conta com uma equipe que trabalha continuamente para desenvolver testes de vulnerabilidade do sistema (ethical hacking), repassando estes débitos técnicos para a equipe de desenvolvimento.
Outra melhoria que deve ser implementada em breve, se trata de oferecer para a equipe de gestão ou C-Levels, o controle das funcionalidades do software. Estas features toogle permitem habilitar ou desabilitar recursos e funcionalidades em um sistema sem alteração de código e em tempo real (ou muito próximo disso).
Além disso, construir um painel de controle time to market, permitindo disponibilizar uma ferramenta na qual seja possível gerenciar as features desenvolvidas, lançando-as quando os times/áreas considerarem mais apropriado com as oportunidades de mercado.
Como o nosso cliente lida diretamente com o processamento de transações financeiras, a arquitetura de micro serviços se torna essencial, pois é preciso obter assertividade nas informações. Dito isto, o grande desafio está na orquestração de todas as funcionalidades, garantindo que as informações estejam coesas.
Nosso parceiro do segmento financeiro, está presente em 14 países e entrega soluções rápidas de pagamento para mais de 150 milhões de clientes. Com tantos resultados positivos obtidos, em breve, a squad deverá ganhar novos talentos e a tecnologia contará com a expansão para demais países. Nos orgulhamos em fazer parte do desenvolvendo, constante, de soluções que garantam dados mais assertivos para pessoas usuárias, além de ampla segurança nas transações.