O conceito de Big Data está associado a capacidade de armazenar um grande volume de dados (estruturados e não estruturados) que são gerados em alta velocidade e variedade. Leia o artigo e desculpa qual é o conceito de Big Data e a sua importância para as empresas.
No entanto, para que os dados possam receber o maior aproveitamento possível, é necessário compreender a importância dos mesmos para então manuseá-los de uma forma que favoreça o desenvolvimento de negócios.
VEJA TAMBÉM: https://www.datum.inf.br/blog/data-lake/
O que é Big Data?
Devido ao grande tamanho e complexidade dos dados que estão sendo gerados, as organizações estão enfrentando um grande desafio quando precisam coletar, gerenciar, processar e analisar sem o uso de tecnologia adequada.
Os dados podem ser utilizados para aprendizado de máquina em projetos de machine learning, modelagem preditiva e diversos aplicativos analíticos. A importância do Big Data é tão grande que o mercado em volta desse conceito poderá atingir cerca de US$ 77 bilhões até 2023, de acordo com a Entrepreneur.
Com a expansão do tráfego da web e o surgimento das redes sociais, os dados ganharam ainda mais volume e começaram a ser utilizados para otimizar diferentes áreas de uma empresa. Desde 1980, a cada dia que passa, mais de 2,5 exabytes são criados e esse número praticamente dobra a cada 3 anos.
LEIA TAMBÉM: https://www.datum.inf.br/blog/data-loss-prevention/
Como surgiu o Big Data?
Nos anos 2000, o Data & Analytics Strategy, Doug Laney, criou uma nova abordagem para o conceito de Big Data, considerado o mais popular e utilizado até hoje. Ele separou a ideia em 5 V’s, sendo eles: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo. Confira abaixo mais detalhadamente:
- Volume: refere-se à quantidade de dados obtidos pelas empresas através de fontes variadas. O volume de informações influencia em dois pontos principais: armazenamento e análise.
- Velocidade: é apontada como uma das principais características do Big Data, pois o avanço da tecnologia permitiu que os dados fossem transmitidos, armazenados e baixados em altíssima velocidade. Não estamos falando sobre velocidade de internet, mas como este conteúdo é trabalhado, atualizado e expandido rapidamente.
- Variedade: trata-se dos diferentes tipos de dados disponíveis, os formatos em que eles são gerados, sejam eles estruturados ou não estruturados. Para isso, a compreensão humana se torna necessária para gerar significado para organizações.
- Valor: sabendo que dados possuem um valor intrínseco, as informações devem ser relevantes para o negócio, agregando valor e garantindo que elas possam ser utilizadas estrategicamente pela organização.
- Veracidade: Um ponto importante do Big Data é a qualidade das informações, conseguindo combinar, limpar e correlacionar dados, garantindo que tudo caminhe de forma integrada e, principalmente, que seja confiável.
No entanto, a origem do Big Data está atrelada aos anos 60 e 70, quando os primeiros data centers e banco de dados relacionais surgiram. Porém, apenas em 2005 que os dados gerados pelos usuários — através de Facebook e Youtube — começaram a ganhar destaque. Em 2006, acompanhávamos o lançamento do Hadoop, que tinha como objetivo armazenar e analisar grandes volumes de dados. A partir disso também vimos o NoSQL (referente a banco de dados não relacionais) ganhando popularidade.
Qual é a importância do Big Data?
O Big Data é capaz de melhorar as operações de uma empresa, oferecer dados que permitam que o negócio haja de forma mais estratégica e personalizada para o cliente. No entanto, ele deve seguir os processos do Data Science para saber coletar, processar, visualizar e analisar os dados para transformá-los em inteligência de negócio.
Quando bem utilizado, uma empresa pode adquirir, inclusive, uma vantagem competitiva frente as que não sabem, potencializando seu crescimento e adquirindo mais clientes. Independente do ramo, qualquer empresa pode utilizar o Big Data para aprimorar suas operações. Com ele é possível:
- Tomar decisões mais acertadas para o negócio;
- Otimizar processos e reduzir custos;
- Prever cenários futuros e planejar como a marca irá se posicionar frente ao mercado competitivo;
- Entender o perfil e comportamento de seus consumidores;
- Identificar tendências de mercado;
- Monitorar concorrentes.
Big Data é uma das tecnologias disponíveis para otimizar o desenvolvimento de uma empresa e auxiliar na transformação digital de negócios. Essa tecnologia é capaz de transformar a forma que as organizações coletam dados e informações a respeito de seus clientes para transformá-las em oportunidades valiosas para o negócio.