Quando falamos de segurança digital, existem vários processos que podem ser empregados para garantir que as informações de clientes e parceiros comerciais fiquem protegidas. Entre as que auxiliam na criação de fluxos de trabalho mais confiáveis e preparados para lidar com ataques podemos destacar a anonimização de dados.
Esse processo garante que informações estratégicas ficarão inacessíveis a terceiros e, assim, reduz os impactos negativos que invasões podem causar. Além disso, tornam o negócio mais alinhado com leis que lidam com questões de proteção de informações privadas.
Se você quer saber mais sobre a anonimização de dados e como ela pode te ajudar, continue a leitura do texto a seguir!
O que é a anonimização de dados?
A anonimização de dados é o processo em que grandes quantidades de dados são processadas para perder meta dados que possam auxiliar pessoas a identificar terceiros. Ela é normalmente empregada em processos que trabalham com o Big Data, mas pode ser aplicada em qualquer rotina digital.
Em outras palavras, um dado anonimizado é aquele que não permite a identificação do seu fornecedor. Esse tipo de registro fica mais protegido contra ataques e vazamentos. Afinal de contas, a empresa poderá executar as suas operações sem comprometer a privacidade de clientes e parceiros.
Por que é importante ter esse processo?
Rotinas que trabalham com a anonimização de dados são fundamentais para negócios modernos. E, como apontamos, elas devem ser aplicadas até mesmo nos casos em que o negócio não está trabalhando com tecnologias como o Big Data ou o Business Intelligence. Tratar esse processo como estratégico permite que a empresa:
- se mantenha em conformidade com a lei: a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) obrigam negócios a terem um maior cuidado com as suas informações e tomarem medidas avançadas para reduzir o impacto de vazamentos ao máximo;
- tenha infraestruturas de TI mais confiáveis: quando os dados ficam anonimizados, os clientes terão mais garantias de que a sua privacidade não será violada caso algum processo apresente brechas de segurança;
- maior garantia de privacidade para clientes e parceiros comerciais: empresas que utilizam a anonimização de dados em seu dia a dia conseguem garantir aos seus clientes e parceiros comerciais um diferencial que não está disponível para muitas marcas, que é a habilidade de executar rotinas com privacidade elevada.
Como realizar a anonimização de dados?
A anonimização de dados deve ser incluída no dia a dia da empresa sempre que os procedimentos que envolvam dados de terceiros possam ser praticados sem informações privadas. Para conseguir identificar os cenários em que isso é possível o negócio deve:
- avaliar o perfil das suas operações;
- identificar os processos que possam ter um bom nível de qualidade mesmo trabalhando com dados anonimizados;
- montar rotinas de tratamento de dados em que as informações privadas são removidas antes de serem utilizadas pelos times;
- treinar as equipes para que elas possam atingir alto padrão de qualidade operacional sem comprometer a sua privacidade.
A segurança digital é um ponto crítico para o sucesso de qualquer empresa moderna. Nesse contexto, investir em boas práticas é crucial. Afinal, isso garante ao negócio a habilidade de manter-se alinhado com os padrões do mercado e com uma marca confiável.
Adotar a anonimização de dados, portanto, deve ser visto como algo estratégico. Essa abordagem garante que a empresa poderá manter os seus fluxos de trabalho funcionais e dentro do que o mercado esperado. Tudo isso com alto nível de privacidade e alinhamento com os maiores padrões de segurança digital do mercado.
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