Para muitas pessoas a leitura é considerada como um hobby, para outras é uma forma de aguçar a criatividade e, ainda tem, quem a utilize como fonte de aprendizado. Independente da escolha, o que importa é nutrir este hábito. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29), trouxemos algumas indicações de obras que todos profissionais de TI deveria ler.
Provavelmente, profissionais de TI são habituados a buscar aprendizado em diferentes formatos (vídeos, podcasts, cursos, webinars, entre tantas outras formas), mas você costuma utilizar a leitura como forma de desenvolvimento?
Além de aprender mais com a leitura, esta atividade permite que você aumente o seu vocabulário, expanda a sua imaginação e, de quebra, ainda fique menos estressado. De acordo com um pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer), isso acontece, pois ler é um um exercício que estimula o cérebro.
Considerando todos os benefícios que a leitura proporciona, separamos algumas obras para você adicionar a sua lista de próximos livros a serem lidos:
O Poder dos Quietos, de Susan Cain
A primeira indicação se trata da obra de Susan Cain, uma pesquisadora apaixonada pelo comportamento humano que tinha o sonho de se tornar escritora, mas, segundo ela, seguiu como advogada para provar a si mesma que era “capaz”. Em seu livro ela fala sobre o quanto pessoas introvertidas são constantemente subestimadas.
O Poder dos Quietos, aborda a capacidade que a introversão tem para a resolução de problemas e para a construção de ideias inovadoras. Ela reforça o quanto pessoas introvertidas são consideradas boas ouvintes, são mais criativas (Van Gogh, Chopin, Bill Gates, Gandhi comprovam isso) e até mesmo líderes mais empáticos. Ficou curioso para conhecer mais sobre o livro? Trazemos um spoiler da sua Ted Talk.
Inteligência Artificial, de Kai-Fu Lee
Sabemos que o céu é o limite quando se trata de Inteligência Artificial (IA). A próxima indicação, se trata da obra de Kai-Fu Lee, que reúne desde os primórdios da IA no mundo, até a sua evolução e o que o futuro ainda guarda para esta tecnologia.
O cientista, professor, escritor e uma das maiores autoridades no assunto, aborda as perspectivas do mercado de tecnologia chinês e norte-americano. Além disso, Inteligência Artificial, levanta questionamentos a respeito do impacto da IA nas relações humanas.
LEIA TAMBÉM: Confira os insights que tivemos com o Dev Week 2021 – Blog Datum.
Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software, de Robert C. Martin
Essa dica é para as pessoas programadoras que estão nos lendo. Sabemos que a prioridade de quem trabalha com programação é realizar um código que funcione. No entanto, o escritor Robert C. Martin, decidiu ir além deste pensamento, afirmando que para um código ter valor e ser duradouro ele deve ser, inicialmente, “limpo”.
O principal objetivo da obra Código Limpo, é ajudar o leitor a transformar um código “ruim” em “bom”. Este estudo – que mais funciona como um manual de boas práticas – é necessário, pois ele oferece dicas de como organizar um código, facilitando a sua compreensão e manutenção.
Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias, de Jake Knapp
Tem interesse em testar uma ideia de forma rápida e prática? Então esta indicação é para você. Enquanto trabalhava no Google, o designer Jake Knappa, desenvolveu junto com a sua equipe o método Design Sprint que se aplica a qualquer oportunidade, problema ou ideia que precise ser testado ao longo de cinco dias.
Através de uma leitura simples e exemplos reais, o livro Sprint ensina como definir objetivos claros, validar premissas e transformar debates em hipóteses que possam ser testadas antes mesmo de iniciar o seu desenvolvimento.
VEJA TAMBÉM: Let’s Go Girls: por mais mulheres na tecnologia – Blog Datum.
O mítico homem-mês: ensaios sobre engenharia de software, de Frederick P. Brooks
Em 1975 nascia o livro do professor e pai do mainframe IBM/System 360, Frederick P. Brooks Jr., que traria insights importantes sobre gestão de projetos de software. Mesmo após tantos anos, a obra continua sendo essencial para software engineers e project managers.
Por meio de sua vasta experiência, O mítico homem-mês explica porque adicionar pessoas a um projeto que já está atrasado é a consequência dos atrasos subsequentes, além de detalhar quantas pessoas um líder deve alocar para uma atividade se tornar mais produtiva.
E aí, já conhecia as indicações para profissionais de TI ou elas são novidade para você?
Esperamos que elas o tenham ajudado a decidir as suas próximas leituras. Lembrando que não existem regras e estas são apenas sugestões de alguns livros voltados para todos profissionais de TI.