Se antes o inglês era uma das línguas mais importantes para aprender, hoje a linguagem da programação, talvez, tenha ocupado esta posição. Para auxiliar famílias que desejam introduzir os(as) pequenos(as) no universo da tecnologia, reunimos neste artigo 5 aplicativos de programação para crianças.
Não existem dúvidas que aprender inglês ainda é extremamente importante para que as pessoas consigam se posicionar no mercado de trabalho. No entanto, considerando que até 2024, a procura por profissionais de TI será de até 420 mil pessoas, se torna cada vez mais importante considerar a área da tecnologia da informação.
O próprio CEO da Apple, Tim Cook, falou em entrevista sobre a importância de aprender a programar. “Se eu fosse um estudante francês e tivesse 10 anos de idade, eu acredito que programar seria mais importante do que falar inglês“, explica.
LEIA TAMBÉM: Felicidade no trabalho: como manter o bem-estar do colaborador?
Porque ensinar programação para crianças?
Aprender a programar vai muito além de criar códigos altamente complexos. Ao exercitar o aprendizado para a programação, você desenvolve a habilidade de resolver problemas.
No entanto, para chegar até a resolução de um problema é necessário exercitar a paciência e a persistência. Aprender a codar, irá exigir muita dedicação e treino da criança, portanto, tornar este momento o mais divertido possível é bastante importante.
Outro ponto que podemos mencionar é a capacidade de exercitar a criatividade através dos códigos. Conforme o professor e pesquisador do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), Mitchel Resnick, programar estimula as pessoas a praticar a criatividade e a desenvolver novas formas de se expressar. “É dar vida às ideias, a universos até então inexistentes, a soluções até então impensáveis”, complementa.
Além disso, o pesquisador ainda elenca três razões para incentivar o ensino da programação:
- os códigos fazem com que as pessoas trabalhem colaborativamente;
- aprender a programar ajuda a organizar o pensamento de maneira sistemática;
- estimula o uso de ideias criativas para resolver problemas inesperados.
VEJA TAMBÉM: Mulheres na TI: a importância de ensinar coragem, ao invés da perfeição.
Aplicativos para ensinar programação para crianças
Como falamos anteriormente, dedicação, paciência e treino serão essenciais para o aprendizado dos conceitos de programação. Pensando nisso, separamos neste artigo 5 aplicativos para ensinar crianças a programar:
- CodeCombat
- Code Spark Academy
- Lighbot
- Grasshopper
- Scratch
CodeCombat
Considerado por ser uma das melhores opções para o aprendizado, este jogo de codificação possui uma série de níveis e desafios diferentes para treinar a lógica e linguagens específicas. Aqui você poderá utilizar Python, JavaScript e C++.
Code Spark Academy
Este jogo é ideal para crianças de 5 a 10 anos, que querem aprender conceitos de programação e ciência da computação, a partir de uma linguagem de programação visual, interativa e divertida. Resolvendo quebra-cabeças, as crianças poderão aprender o básico sobre o assunto e estudar conceitos como lógica booleana, automação, variáveis e desigualdades.
Lighbot
Professores em todo o mundo estão optando por este jogo para ensinar conceitos de programação. Enviando instruções a um robô, os jogadores podem aplicar conceitos básicos de controle de fluxo, tais como procedimentos, laços e condições. Este jogo está disponível em todas as plataformas (iPhone, Android, Windows, Mac e até para o Kindle).
Grasshopper
Do nível básico ao mais avançado, assim funciona a plataforma Grasshopper, do Google. Você poderá aproveitar este app, seja você um(a) iniciante nas funcionalidades básicas dos códigos ou alguém que já atua na área. Os níveis dos desafios vão aumentando conforme o progresso da pessoa para a resolução das atividades.
Scratch
Criado em 2007 pelo MIT, este jogo é um dos favoritos para todas as idades. Através de códigos em bloco, a plataforma permite que criança crie os códigos em um ambiente livre, permitindo que utilize a imaginação ao construir suas próprias histórias.
Bom, indicações são o que não faltam para introduzir as crianças no mundo da tecnologia. Esperamos que o artigo tenha sido útil para iniciar esta jornada no de ensino a programação. Para continuar acompanhando nossos conteúdos, nos siga nas nossas redes sociais.