“A vida sem música é um erro”. É com a fala de Friedrich Nietzsche, que trazemos o assunto de hoje: a música, que é capaz de tornar qualquer momento banal em algo muito especial. Ela pode ser a trilha sonora por trás de uma viagem inesquecível, a letra de uma música que define perfeitamente um momento da sua vida ou o simples aconchego depois de um dia estressante.
Considerando que ela nos acompanha em todos os lugares, no ambiente corporativo não seria diferente, não é mesmo?
Pensando nisso, fomos investigar mais a fundo quais são os seus impactos no trabalho e vamos trazer mais detalhes no post de hoje.
É possível ser mais criativo no trabalho enquanto ouvimos música?
Se tratando de música, sabemos que não é tão simples responder a essa pergunta, porém a Revista Plos One, foi atrás de respostas e divulgou um estudo em 2017, que demonstrou que uma música “feliz” ajuda as pessoas a atingir resultados melhores em tarefas que precisem de um pensamento “divergente”, um fator imprescindível para a criatividade.
Para que você possa entender melhor, a pesquisa aconteceu através de um experimento com 5 grupos que escutaram músicas diferentes. O primeiro grupo utilizou um som de alta valência e excitação positiva, que veio a ser definido como feliz. O segundo ouviu efeitos sonoros negativos e de baixa excitação, enquanto o terceiro trabalhou com som de baixa excitação positiva, considerado calmo.
O quarto experimentou a música de baixa excitação negativa, também conhecida como triste, enquanto o quinto, foi composto por pessoas que permaneceram em total silêncio.
A partir disso, eles concluíram que a felicidade induz a divagações mentais, o que representa um estado em que nossa mente se desliga da atividade em questão e os pensamentos ficam livres para vagar sem direção consciente.
A equipe então chegou a uma nova descoberta: a música realmente ajuda na criatividade, quando for um som mais “alto astral”. Quanto mais felizes e menos estressado estivermos, mais criativos seremos.
Música e trabalho: a combinação perfeita
Agora que você já sabe que a música auxilia na criatividade, imaginamos que você deve estar pensando qual playlist escolher para embalar os dias de trabalho. Então aqui vai a nossa dica: escolha músicas familiares.
Quando você opta por músicas novas, automaticamente o seu cérebro entra em estado de alerta. Isso acontece porque ele entende que é um ruído desconhecido e, por achar que está em risco, ele foca apenas no barulho tirando a atenção da atividade.
Para produzir de forma mais criativa, estudos sugerem que você escolha músicas que são mais “familiares”, pois isso permite que seu cérebro relaxe ao ouvir sons que você já escutou antes.
Nesse momento, apostar no conhecido é o mais certeiro, mas claro que você sempre pode criar playlists novas e se permitir viajar pelos gêneros musicais. Na Datum, por exemplo, nós optamos por construir uma playlist colaborativa que ajuda a dar um “gás” na produtividade da galera e ainda anima o dia de todos.
Lá os datunianos adicionaram suas músicas preferidas, então além de curtir o trabalho com uma playlist animada, eles ainda compartilharam seus artistas do coração. Para conferir o que não sai dos ouvidos dos habitantes do planeta roxo, é só clicar aqui.